Domingo, 28 de Abril de 2024

Chamada para publicação da revista Organon: “Aspectos do Surrealismo”

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para artigos, Letras, Literatura

O número 77 da Revista Organon convida autores a submeterem artigos inéditos sobre os 100 anos do Surrealismo.

Há quase 100 anos, em 1924, foi publicado, em Paris, o Manifesto do Surrealismo, de André Breton, grito de revolta e não conformismo que exaltava o maravilhoso e os poderes da imaginação, chamando a praticar a poesia e mudar a vida. Definido como um estado de espírito ou um modo de pensar, uma maneira de ver e de sentir, uma atitude poética, social e filosófica, o surrealismo tem como preocupação o ser humano. Em sua trajetória, vem buscando uma reação contra a desumanização e a massificação humana, dando total importância aos poderes da imaginação e da criação. Nesse sentido, procura ajudar na luta pela libertação social e trabalhar para derrubar o statu quo, contribuindo para refazer o conhecimento humano.

É importante ressaltar que o movimento sempre reivindicou a liberdade de espírito e da imaginação. Breton disse no referido Manifesto do Surrealismo: “No meio de todas as desgraças que herdamos, cumpre-nos reconhecer que nos foi deixada a maior liberdade de espírito. Cabe-nos a nós não fazer mau uso dela. Reduzir a imaginação à condição de escrava, ainda quando disso dependesse o que é grosseiramente chamado de felicidade, seria atraiçoar supremo imperativo da justiça que se encontra no íntimo de cada um. Somente a imaginação é capaz de mostrar-me aquilo que pode ser e isto só já é razão bastante para que se levante um pouco a terrível interdição […]”.

Não há dúvidas de que o surrealismo exerceu e ainda exerce um grande impacto nas artes e nas letras. Portanto, o objetivo da proposta é o de homenagear os 100 anos do surrealismo, possivelmente o movimento artístico e cultural mais importante do século XX. Por fim, procuramos ainda complementar e ampliar a excelente edição do número 22 da revista Organon, intitulada “Aspectos do Surrealismo”, publicada aos 70 anos do surgimento do movimento.

Este número da Revista Organon receberá artigos originais em português, espanhol, inglês, francês ou italiano. A revista aceita artigos de doutores e doutorandos; mestres, mestrandos e graduados podem constar somente como coautores. Graduandos não são aceitos como autores, nem em coautoria.

Organizadores: Prof. Dr. Ruben Daniel Méndez Castiglioni (UFRGS) e Profa. Dra. Janaína de Azevedo Baladão (PUCRS)

Submissões de artigos: 26/01/2024 a 25/02/2024

Publicação prevista para: Julho de 2024

Mais informações: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/announcement/view/1795