Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
Publicações

Chamada para publicação da revista Horizontes Antropológicos: Antropologia e Emoções

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para artigos

A revista Horizontes Antropológicos tem chamada de artigos abertas para a edição de número 54 com o tema Antropologia e Emoções. Os artigos podem ser escritos em português, espanhol, inglês ou francês e devem ser submetidos até 31 de maio de 2018. 

Organizadoras:

  • Ceres Gomes Víctora | Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Claudia Coelho | Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Submissão de artigos: de 01/02/2018 a 31/05/2018
Lançamento: maio de 2019
 
A atenção para a dimensão emocional da experiência humana está presente em diversos momentos e vertentes do pensamento antropológico. Estudos sobre a expressão obrigatória dos sentimentos realizados por Marcel Mauss, sobre as relações jocosas por Radcliffe Brown, sobre a honra japonesa por Ruth Benedict, e sobre o temperamento dos nativos da nova Guiné por Margaret Mead são alguns dos clássicos que se referiram à dimensão aprendida, transmitida e construída das emoções. Eles inspiraram as próximas gerações de antropólogos a produzirem novas reflexões sobre o papel mais ou menos explícito das emoções em diversas áreas da vida social. O número “Antropologia e Emoções”, está aberto para receber contribuições voltadas para os seguintes eixos temáticos: emoções e experiências de saúde/doença; emoções, corpo e gênero; emoções e movimentos sociais; emoções, conflitos e violência; emoções, espiritualidade/religiosidades; emoções, instituições e trabalho; emoções e experiências de lazer/esporte; emoções e trabalho de campo.

 
Horizontes Antropológicos é um periódico semestral, publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
Seus números são temáticos e abertos à pluralidade de interpretações e de temas que possam interessar à antropologia para a compreensão dos fenômenos socioculturais. Cada numero também contempla uma seção, denominada Espaço Aberto, voltada para trabalhos que não estejam diretamente relacionados com o tema.
 
Mais informações na página da revista Horizontes Antropológicos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas