Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
Publicações

Chamada para publicação da revista Energeia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Suíça

Chamada para artigos, Estudos Românicos, Linguística

Chamada para publicação da revista Energeia

Edição Especial: Estandardização informal e regionalização de normas linguísticas

Coord.: Felix Tacke, Philipps-Universität Marburg

As culturas linguísticas atuais são frequentemente caracterizadas por uma situação de duplo standard (inglês "double-standard situation"), na qual uma língua padrão consolidada e codificada – tipicamente enraizada no uso literário – coexiste com uma ou mais línguas neo-standard. Essas línguas neo-standard emergentes tendem a ser mais flexíveis (no sentido da Escola de Praga) e a funcionar como novos modelos adaptáveis de “bom uso”. A evolução das línguas padrão através do uso foi denominada “informal standardization” por Stewart (1968). Estudos mais recentes no campo da standardologia (comparativa) também utilizam o termo “re-estandardização”. A re-estandardização implica a ampliação dos modelos de “bom uso” para abranger novos contextos de utilização, especialmente orais e informais, o que frequentemente leva a uma “regionalização” das normas linguísticas e à integração de formas anteriormente estigmatizadas.

Este número especial dedica-se a aprofundar nossa compreensão dos últimos desenvolvimentos na estandardização (informal) da língua, incluindo a competição entre diferentes modelos de “bom uso”, ou seja, entre as normas codificadas “antigas” e as “novas” normas de uso, assim como as inseguranças linguísticas que podem resultar dessa competição. Convidamos pesquisadores e pesquisadoras a apresentar trabalhos inéditos que abordem os aspetos teóricos da estandardização linguística ou forneçam estudos empíricos sobre as características das línguas neo-standard emergentes, bem como sobre a interação entre modelos normativos antigos e novos. Embora tenhamos em mente, em primeiro lugar, estudos que lidem com cenários pluricêntricos dentro do âmbito das culturas linguísticas românicas, também são bem-vindas contribuições que abordem questões de (re‑)estandardização em outras comunidades linguísticas.

Os manuscritos podem ser apresentados em inglês, alemão ou qualquer língua românica.

As contribuições originais e inéditas devem ser entregues em linha. Pede-se aos autores que respeitem rigorosamente as normas editoriais. Os artigos enviados serão avaliados anonimamente por dois revisores independentes. Após o processo de avaliação, os autores serão contactados e receberão um relatório de avaliação juntamente com um pedido de revisão da sua contribuição, se for necessário.

Para a secção geral, encorajamos vivamente os colegas a apresentarem contribuições que incidam numa das três principais áreas de interesse do Energeia: teoria da linguagem, filosofia da linguagem e história da linguística.

Pré-anúncio: A secção temática do número de 2025 será dedicada à linguística das metáforas.

Prazo de submissão para a próxima edição no. 9 (2024): 15 de julho de 2024

Conclusão do processo de revisão por pares: 15 de setembro de 2024

Publicação online: outubro de 2024.

Mais informações: https://energeia-online.org/callforpapers


Energeia é uma revista online de acesso livre dedicada à linguística geral, teoria linguística, filosofia da linguagem e história da linguística, especialmente no âmbito da linguística românica. Após uma primeira fase de publicação (2009-2015), Energeia é publicada anualmente na Universidade de Zurique desde 2021.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas