Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para publicação da revista Domínios da Lingu@gem

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

PLH, Língua, Chamada para artigos, PLE, PL2, Linguística

A revista Domínios da Lingu@gem (ISSN: 1980-5799), Qualis B1, área de Letras e Linguística, tem chamada para artigos abertas para a edição temática Português como Língua Estrangeira, Português como Língua de Herança (PLH), Português como Língua Adicional (PLA). O prazo para o envio de trabalhos acaba em 30 de setembro. Os artigos podem ser enviados em português, espanhol, francês e inglês.

Número Temático 2018/2:
Português como Língua Estrangeira, Português como Língua de Herança (PLH), Português como Língua Adicional (PLA )
Portuguese as a Foreign Language, Portuguese as Heritage Language (PHL), Portuguese as an Additional Language (PAH)

Coordenação: Maria Luisa Ortiz Alvarez (Universidade de Brasília).

Ementa

Nas I, II e III Conferências sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, realizadas em Brasília (2010), Lisboa (2013) e Timor Leste (2016), respectivamente, foram aprovados planos de ação e traçadas algumas estratégias para garantir que a Língua Portuguesa ganhe cada vez mais o reconhecimento a nível mundial. Enquanto isso, a demanda de ensino da língua portuguesa nos contextos bilíngues e multilíngues em que ela se destaca como língua estrangeira, língua de herança ou língua adicional (termos utilizados para caracteriza-la de acordo com o ambiente, localização e status alcançados) aumenta a cada dia e tem sido até hoje atendida por profissionais da linguagem, por pais e mães que se esforçam por salvaguardar um patrimônio tão precioso como é a língua – cultura de origem, em países onde ela é mais uma entre outras línguas minoritárias. Assim, devido à divulgação, promoção e valorização adquiridas, a língua portuguesa tende a ser uma língua internacional, inclusive perante os desafios do mundo global. Portanto, é necessário mostrar como e onde ela se manifesta e desenvolve nas modalidades acima faladas, o que tem sido feito para que seja institucionalizada e internacionalizada, como ela foi promovida e assumida como língua de contato fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Para agosto de 2017 estão programados o I Congresso Mundial de Bilinguismo e Línguas de Herança e o I Congresso Brasileiro de Português Língua de Herança que tem como objetivo promover um amplo debate sobre temas relacionados às práticas sociais entre línguas, à educação Bilíngue e à manutenção das Línguas- Culturas de Herança nas diásporas.   

Este volume espera contribuições que contemplem algumas das muitas iniciativas para o fomento do PLH nas diásporas; a descrição de práticas e abordagens de ensino adotados em contextos de PLH e PLA de acordo com as demandas do atual sistema de globalização e de glocalocalização; a reflexão sobre o ensino de PLH e PLA dentro de uma perspectiva pluricêntrica; os efeitos e desafios em criar mecanismos que ajudem ao falante bilíngue e ao falante de herança a se integrar harmoniosamente no ambiente de línguas-culturas em contato; as estratégias e políticas linguísticas estabelecidas (assumidas) para a manutenção, valorização de revitalização do PLH e PLA nos seus contextos de execução; os mecanismos de negociação e sensibilização utilizados nos ambientes de ensino de PLH e PLA para a prática de interculturalidade; a (re) construção de identidade de falantes de herança e sua atitude linguística e relação afetiva com a língua de herança; as tecnologias de ensino e redes como ferramenta e espaço de interação e de apoio à aprendizagem de PLH e PLA; materiais didáticos específicos para o ensino de PLH.     

Prazo final de submissão: 30/09/2017 | Submission deadline: 09/30/2017.

Mais informações no site da revista: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/announcement/view/113.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas