Sábado, 20 de Abril de 2024
Publicações

Chamada para o número 20 da Revista Boitatá: Narrativas orais infantis

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas

Encontra-se aberta a chamada da Revista Boitatá para o número 20, subordinado ao tema "Narrativas orais infantis". O prazo de envio vai até 19 de outubro de 2015.
 
Ementa:
 
Que histórias as crianças contam? Quem ouve suas histórias? Quais os temas privilegiados pelas crianças? Como os pequenos narradores performatizam suas histórias? Esses são alguns dos questionamentos oriundos da constatação de que embora exista um vasto acervo de pesquisas e produções acadêmicas sobre narradores adultos e sobre histórias contadas para crianças, pouco ainda se tem enfocado a produção narrativa das crianças. Essa invisibilidade das narrativas infantis – ou “mudez”, para guardar a afinidade metafórica com o campo da oralidade – talvez já tenha início na própria definição do conceito de infância, pois ao buscar a etimologia da palavra verifica-se que infans, em latim, é “aquele que não fala”. Procurando inverter ou reinventar essa perspectiva, esse dossiê propõe uma abordagem privilegiada da infância que fala, pensa, age e performatiza, através de narrativas orais, seu próprio mundo e o mundo dos adultos. Assumimos, portanto, como domínio legítimo de pesquisa a agência das crianças em suas múltiplas formas de viver, pensar e narrar. A premissa aqui é de que as crianças, nas interações comunicativas com os pares e com os adultos, não estão apenas refletindo sobre sua realidade, mas também, e sobretudo, criando “mundos possíveis”. São bem-vindas contribuições que proponham debater e refletir sobre aspectos como: as performances narrativas das crianças; a autoria nas narrativas infantis; a relação entre oralidade e ludicidade; os desafios da pesquisa com crianças; narrativas compartilhadas entre adultos e crianças; as interfaces entre a expressão oral infantil e o audiovisual (mídias contemporâneas); como as crianças se expressam oralmente em diferentes contextos socioculturais, entre outras possibilidades.
 
Organizadora:
Dra. Luciana Hartmann (UnB)
 
Editoria:
Dra. Ana Lúcia Liberato Tettamanzy (UFRGS)
Dra. Vera Lúcia Lúcia C. Medeiros (Unipampa)
Dr. Frederico Fernandes (UEL)
 
Editoria Técnica:
Doutoranda Cristina Mielczarski dos Santos (UFRGS)
Mestranda Laura Regina dos Santos Dela Valle (UFRGS)
 
Também estará aberta uma seção livre (respeitada a especificidade da revista: discussões sobre poéticas orais e literatura popular).
 
Prazo de envio prorrogado: 19 de outubro de 2015.
 
Revista Boitatá | ISSN: 1980-4504
Revista do GT de Literatura Oral e Popular da Anpoll
QUALIS: Letras/Linguística B1 | Interdisciplinar B1 | História B1
Site: http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.com.br

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas