Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

Chamada para edição especial do Transgender Studies Quarterly

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para artigos, Género

Uma edição especial do Transgender Studies Quarterly, Volume 6, Edição 2, (Primavera 2019)

Editores convidadxs: Claudia Sofía Garriga-López, Denilson Lopes, Cole Rizki e Juana María Rodríguez

Submissões até 1 de fevereiro de 2018

“Os Estudos Trans nas Américas” se interessa por intervenções críticas sobre a produção teórica, etnográfica, política e artística trans no âmbito dos estudos latino-americanos, caribenhos e latinos. Nas Américas, os estudos trans compreendem uma multiplicidade de formas: trabalhos científicos com um quadro analítico marcado por categoria como identidade e diferença, intervenções práticas junto ao estado, a erupção estética de energia criativa e ações ativistas estratégicas. Estes modelos de investigação e abordagem crítica são regionalmente influenciados pelas pessoas, ideias, tecnologias e as fontes de estudos contemporâneos que constituem os estudos trans; abrindo espaço para explorar as tensões produtivas e possibilidades de ampliação dentro desse campo de estudos. Essa edição especial tem como objetivo proporcionar um diálogo entre pesquisadores na área de estudos trans que trabalham em interface com os estudos latino-americanos, caribenhos e latinos, a fim de mapear mudanças nas epistemologias culturais, nas estéticas, nas geografias e nas linguagens que renovam as teorizações da política, da subjetividade e do corpo.

“Os Estudos Trans nas Américas” ainda se interessa por análises, reflexões críticas e histórias locais baseadas em performances, produções culturais, práticas artísticas, debates sobre políticas públicas, direitos humanos e ativismo. Os editores aceitarão trabalhos em espanhol, português e inglês. Os artigos escritos em outras línguas poderão ser aceitos se houver disponibilidade de recursos para edição e tradução. Todos os artigos aceitos serão traduzidos para o inglês e publicados no TSQ. Para valorizar o idioma original da submissão, os textos aceitos também estarão disponíveis na língua em que foram escritos através do site do TSQ.

Na intenção de reconhecer e valorizar o trabalho acadêmico da tradução, encorajamos qualquer pessoa interessada em trabalhar conosco nas traduções a nos contatar. Todos os tradutores serão creditados pelo seu trabalho.

As propostas podem abordar:

  • Gêneros ameríndios e suas pós-vidas coloniais
  • Epistemologias alternativas de gênero a partir das diásporas africanas, asiáticas e do Oriente Médio
  • Negritude na América Latina e no Caribe, racismos e políticas trans
  • Estudos culturais, visuais, de performances e análise literária trans
  • Intervenções teóricas e metodológicas latinas, latino-americanas e caribenhas
  • Performances, cânones, arquivos e estéticas trans visuais, sonoras e corporais, traduções trans e suas insatisfações.
  • Manifestações não binárias e criações de gêneros Latinxs
  • Feminilidades, masculinidades e seus interstícios, transformações e recusas
  • Práticas sexuais, prazeres, parto e a vida social dos órgãos genitais
  • Estratégias, práticas e performances ativistas
  • Tensões e deslizamentos entre temporalidades, localidades, nações e regiões
  • Alianças, afinidades e dissociações Trans, Queer, Cuir, Cu, e LGBTTTIA+
  • Doença, acessibilidade deficiência e incorporações trans (trans-embodiments)
  • Práticas espirituais e religiosas trans
  • Histórias e futuro dos socialistas, fascistas e capitalistas na América Latina e Caribe
  • Políticas de Estado, cidadania, soberania, práticas públicas e ativismos locais
  • Circuitos de migração, detenção, exílio, encarceramento e deportação
  • Manifestações contemporâneas e imbricaçoes históricas entre a colonização, a escravidão e suas resistências
  • Regulamentação, desregulamentação e pirataria de saberes biomédicos e práticas de cuidados da saúde
  • Trabalhos experimentais (artista / ativista / performance / memórias / história oral / poesia)

O prazo máximo para envios é 1 de fevereiro de 2018. O tamanho esperado para artigos acadêmicos é de 5000 a 7000 palavras e 1000 a 2000 palavras para trabalhos mais curtos. Todos os manuscritos devem estar preparados para a revisão anônima por pares com citações no estilo Chicago (autor- data). O comitê editorial responderá às propostas até junho de 2018. As revisões finais serão realizadas até 1 de agosto de 2018. TSQ aceita também submissões de artistas, ativistas e estudantes de pós-graduação, sem levar em consideração a afiliação institucional ou titulação acadêmica.

Para enviar uma proposta visite http://www.editorialmanager.com/tsq. Observe que o TSQ não aceita envios simultâneos. Os manuscritos propostos para esta edição não podem ser submetidos em outro lugar até que as decisões dos editores sejam enviadas em junho de 2018. Se esta é a sua primeira vez usando o Editorial Manager, inscreva-se primeiro e, em seguida, envie o seu manuscrito. Você pode enviar qualquer dúvida técnica ou de formatação para tsqjournal@gmail.com. Todos os textos devem ser escritos em espaço duplo, incluindo citações e notas finais, e sem nenhuma identificação de autoria. No momento da apresentação inicial, inclua um resumo (150 palavras ou menos), palavras-chave (3-5 para indexação) e uma breve nota biográfica do autor (50 palavras ou menos). Veja: http://www.dukeupress.edu/Assets/Downloads/TSQ_sg.pdf para um guia de estilo detalhado. Se você tiver dúvidas específicas sobre esta edição especial, entre em contato com o comitê editorial no tsqamericas@gmail.com.

TSQ: Transgender Studies Quarterly é um periódico avaliado por pares, co-editado por Paisley Currah, Susan Stryker e publicado pela Duke University Press com escritórios editoriais no Instituto de Estudos LGBT da Universidade do Arizona. A TSQ tem como objetivo ser o periódico de referência do campo interdisciplinar de estudos transgêneros e promover a mais ampla gama possível de perspectivas sobre fenômenos transgêneros amplamente definidos. Toda edição do TSQ é feita com uma temática especifica que também contém seções recorrentes regularmente, como resenhas, entrevistas e artigos opinativos. Para saber mais sobre o periódico e ver as chamadas de trabalhos para outras edições, visite http://lgbt.arizona.edu/tsq-main. Para obter informações sobre assinaturas, visite: http://www.dukeupress.edu/Catalog/ViewProduct.php?productid=45648.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas