Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para artigos: Theories and Practices in Critical Language Teaching

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Língua, Chamada para artigos, Linguística, Pedagogia, Didática, Letras

A Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA ISSN: 1984-6398, Qualis A1), do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Universidade Federal de Menas Gerais (UFMG),  seleciona artigos para uma edição especial que terá como tema Teorias críticas e Práticas no ensino de línguas. As propostas podem ser enviadas até 30 de maio de 2017.

Eixo temático

A edição especial da RBLA no ensino de línguas crítico abrange o legado fundamental de Paulo Freire e a consciência transformadora que as suas práticas de trabalho trazem para a linguagem quotidiana e suas implicações para as relações sociais de poder dentro das escolas e além. A noção dialógica da práxis - de ação alinhada à reflexão - é de importância crucial ao mesmo tempo em que as literaturas de sala de aula e pedagogias fornecem uma lente avaliativa sobre teorias que as sustentam. E estas, por sua vez, encorajaram especialistas em linguagem a buscar novos quadros conceptuais através do quais o ensino crítico de línguas pode ser revigorado e adaptado aos tempos e desafios atuais.

Esta edição da Revista Brasileira de Linguística Aplicada convida a apresentações que abordam as relações de poder em várias esferas da vida social como: cidadania, opressão econômica, indianidade, pós-colonialismo, as questões ambientais, e a negociação de identidades. São especialmente bem-vindos trabalhos sobre:

  • Crítica Linguística Aplicada
  • Críticas das (pluri) Literacias e Pedagogias
  • Críticas à metodologias de Professores de Línguas
  • Crítica às Metodologias, currículos e abordagens de investigação
  • Multi / Inter / Educação Transcultural
  • Plurilinguismo, translanguaging, Metrolinguistics no ensino de línguas
  • Trabalhos sobre ensino em contextos primários, secundários e / ou pós-secundários
  • Línguas para Fins Específicos ou Acadêmicos
  • Outros assuntos relacionados

Editores

  • Editora: Andréa Mattos (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
  • Editor convidado: Brian Morgan (University Glendon College / York, Canadá)

A Revista é um periódico trimestral, com avaliação por pares, que tem a missão de incentivar a pesquisa na área de Linguística Aplicada. Criada em 2001, a revista recebe artigos originais, de mestres e doutores, que tratam dos muitos fenômenos relacionados a problemas de linguagem da vida real relacionados à língua em uso em contextos diversos ou à aprendizagem. O periódico também publica dois números temáticos por ano.

Mais informações na página da revista RBLA.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas