Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para artigos: Theories and Practices in Critical Language Teaching

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Língua, Chamada para artigos, Linguística, Pedagogia, Didática, Letras

A Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA ISSN: 1984-6398, Qualis A1), do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Universidade Federal de Menas Gerais (UFMG),  seleciona artigos para uma edição especial que terá como tema Teorias críticas e Práticas no ensino de línguas. As propostas podem ser enviadas até 30 de maio de 2017.

Eixo temático

A edição especial da RBLA no ensino de línguas crítico abrange o legado fundamental de Paulo Freire e a consciência transformadora que as suas práticas de trabalho trazem para a linguagem quotidiana e suas implicações para as relações sociais de poder dentro das escolas e além. A noção dialógica da práxis - de ação alinhada à reflexão - é de importância crucial ao mesmo tempo em que as literaturas de sala de aula e pedagogias fornecem uma lente avaliativa sobre teorias que as sustentam. E estas, por sua vez, encorajaram especialistas em linguagem a buscar novos quadros conceptuais através do quais o ensino crítico de línguas pode ser revigorado e adaptado aos tempos e desafios atuais.

Esta edição da Revista Brasileira de Linguística Aplicada convida a apresentações que abordam as relações de poder em várias esferas da vida social como: cidadania, opressão econômica, indianidade, pós-colonialismo, as questões ambientais, e a negociação de identidades. São especialmente bem-vindos trabalhos sobre:

  • Crítica Linguística Aplicada
  • Críticas das (pluri) Literacias e Pedagogias
  • Críticas à metodologias de Professores de Línguas
  • Crítica às Metodologias, currículos e abordagens de investigação
  • Multi / Inter / Educação Transcultural
  • Plurilinguismo, translanguaging, Metrolinguistics no ensino de línguas
  • Trabalhos sobre ensino em contextos primários, secundários e / ou pós-secundários
  • Línguas para Fins Específicos ou Acadêmicos
  • Outros assuntos relacionados

Editores

  • Editora: Andréa Mattos (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
  • Editor convidado: Brian Morgan (University Glendon College / York, Canadá)

A Revista é um periódico trimestral, com avaliação por pares, que tem a missão de incentivar a pesquisa na área de Linguística Aplicada. Criada em 2001, a revista recebe artigos originais, de mestres e doutores, que tratam dos muitos fenômenos relacionados a problemas de linguagem da vida real relacionados à língua em uso em contextos diversos ou à aprendizagem. O periódico também publica dois números temáticos por ano.

Mais informações na página da revista RBLA.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page