Quinta-feira, 23 de Março de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para artigos: Revista de Antropologia da UFSCAR

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Fotografia, Antropologia, Ciências Humanas e Sociais, Etnografia

A Revista de Antropologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), R@U, (ISSN: 2175-4705), seleciona artigos para o dossiê: Crianças e infâncias indígenas. Os investigadores interessados têm até o 31 de maio para enviar artigos.

Eixo temático

O dossiê propõe colocar em debate um tema que tem ganhado cada vez mais interesse na antropologia brasileira, e que tem demonstrado relevância e urgência política. As crianças são atualmente cerca de metade da população indígena no Brasil, assim como as políticas de proteção à infância indígena e os direitos de indígenas que são crianças. Procuramos reunir trabalhos etnográficos e fotográficos sobre as crianças indígenas, que abordem a diversidade de concepções e experiências de infâncias, o cuidado e a criação das crianças pelos povos indígenas, e as atuações rituais e na relação com alteridades, frequentemente protagonizadas pelas crianças. Esperamos também receber discussões sobre os direitos dessas crianças, assim como as políticas públicas que as atendem, tais como saúde e educação e políticas de transferência.

RAU é tanto a forma abreviada de Revista de Antropologia da UFSCar como uma alusão a um conceito Maori que se tornou clássico na disciplina antropológica através das obras de Marcel Mauss. Em linhas gerais, este conceito (hau) significa “o espírito da coisa” e a sua extensão “metafórica” como r@u ilustra o “espírito” de nossa revista: uma publicação eletrônica cujo acesso é irrestrito e que se destina a apresentação e divulgação de pesquisas e trabalhos em Antropologia, procurando colocar o leitor em contato com os mais diversos temas e questões contemporâneos da área. A primeira edição da r@u foi lançada no início de 2009.

A proposta editorial da r@u se orienta pela premissa de que qualquer pesquisador da área de Ciências Sociais (e afins) poderá colaborar para a produção da revista, pois a submissão e publicação dos trabalhos não estão condicionados à titulação dos autores. Para tanto, criamos inclusive um espaço destinado aos relatos de pesquisas em andamento que consiste num convite a alunos de instituições de ensino superior para que publiquem seus primeiros escritos acadêmicos. Tal iniciativa procura abrir espaços alternativos aos tradicionais foros de divulgação que oferecem aos iniciantes em antropologia, quando muito, os diminutos espaços dos painéis e resumos de eventos científicos.

Mais informações na página da Revista UFSCAR R@U.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page