Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Chamada para artigos: Revisitar a Teoria do Cinema - novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para artigos, Cinema, Cultura

A Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) seleciona artigos para o livro Revisitar a teoria do Cinema, da coleção Teoria dos cineastas, Vol. 3. O livro será publicado pela editora Labcom, da Universidade da Beira Interior. O prazo máximo para o envio de artigos é o 15 de agosto de 2017.

Apresentação

A reflexão dos cineastas, quer da sua própria obra quer do cinema, tem acompanhado a história da arte cinematográfica. Nesse sentido, propomos que o presente livro destaque esses contributos e que os mesmos sejam estudados no sentido de entrarem em diálogo com temáticas centrais desenvolvidas no âmbito da teoria do cinema.

Para tal, propomos alargar o conceito de cineasta para abranger não apenas o diretor/realizador, mas todos os envolvidos na criação cinematográfica que tenham apresentado reflexões originais e estimulantes a respeito do cinema.

Propomos, também, que a bibliografia de apoio apresente um equilíbrio entre os estudos de cariz científico e as entrevistas, depoimentos ou textos escritos pelos próprios cineastas. De igual modo, o estudo da filmografia de cada cineasta deverá ser parte integrante do material de apoio para uma revisitação das problemáticas da teoria do cinema a partir dos cineastas.

Sugestão de temáticas

•  Cinema e outras artes
  •  Narrativa cinematográfica
  •  Cinema, realidade e verdade
  •  Conceitos para a relação imagem-som
  •  Movimentos e escolas cinematográficos
  •  Géneros cinematográficos
  •  Tipologias de montagem
  •  A figura do espetador
  •  Teoria de autor
  •  Conceções sobre a tecnologia
  •  Conceitos para a direção de atores/atrizes
  •  Cinema e ideologia
  •  Adaptação cinematográfica
  •  Produção e exibição cinematográficas
  •  Prestígio artístico no cinema

Editores

• André Rui Graça
  • Denize Araújo
  • Eduardo Baggio
  • Manuela Penafria

Parceiros do Labcom.IFP:

Mais informações na página da editora Labcom.