Sábado, 18 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para artigos n. 28 da Revista Veredas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Chamada para artigos, Crítica Cultural

Chamada para publicação
Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas

Número 28 (jul./dez. 2017)

Veredas está recebendo artigos e resenhas para a edição de julho-dezembro de 2017.

Este número trará um dossiê sobre o tema: Discursos e práticas da crítica cultural contemporânea

No contexto de disseminação textual via internet, que transformou e parece ter relegado a um segundo plano o suporte impresso, e que, da mesma forma, modificou, em algumas artes, a relação do público com o seu objeto, o dossiê pretende discutir os espaços, agenciamentos, formas de discurso e dilemas da crítica cultural na contemporaneidade, nas suas diversas áreas de atuação (literatura, música, teatro, cinema, artes visuais). Assim, algumas perguntas norteiam a proposta: quais e como são os espaços de publicação do texto crítico contemporâneo? O que permaneceu e o que se transformou em termos de sua circulação e importância, desde a última década do século XX?  Quem produz o texto crítico hoje? Para quais públicos? Quais os papeis e as posições da crítica face a manifestações estéticas e culturais que confrontam ordenamentos e esquemas interpretativos estáveis? Como se dá a produção, a circulação e a leitura do texto crítico, em meio aos trânsitos internacionais e ao crescente mercado midiático da cultura? Estas são algumas das indagações que desafiam os sentidos da crítica, seus modos de conhecer e avaliar os fenômenos culturais contemporâneos, em torno das quais o presente número de Veredas convida ao debate. 

Dossiê proposto por Rejane Pivetta de Oliveira (UniRitter) e Jefferson Agostini Mello (USP).

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 30 de outubro de 2017.

As colaborações que não se encaixem nesse dossiê, desde que alinhadas ao foco e escopo da revista, são recebidas em fluxo contínuo. 

Veredas aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas, especialmente, à literatura, mas contempla ainda o diálogo com outras expressões culturais, como o cinema, a música, o teatro, as artes plásticas de países de língua portuguesa. A revista é aberta às mais diferentes abordagens teórico-metodológicas. 

Também são recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.

Para conhecer as normas da revista e submeter seu texto, acesse nossa seção de Submissões Online.

Para outras informações, acesse o Site ou escreva para veredas@revistaveredas.org.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas