Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para artigos: Expressões Literárias e migrações no Brasil e América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Língua, Literatura, Chamada para artigos, Linguística, Letras

A Revista Línguas & Letras (e-ISSN: 1981-4755 — ISSN: 1517-7238, Qualis B1), editada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) seleciona artigos para sua próxima edição que terá como tema " Expressões Literárias, Artísticas E Culturais: Migrações E Diásporas No Brasil E Na América Latina". O prazo máximo para submissões é o 31 de julho de 2017. Aceitam-se contribuições em português, inglês, espanhol, italiano e alemão.

Ementa:

A reflexão sobre expressões literárias, artísticas e culturais das migrações e diásporas no Brasil e na América Latina assenta-se nas formulações conceituais da crítica latino americana pós-colonial. Walter Mignolo propõe a “opção decolonial” – epistêmica, teórica e política – para compreender e atuar no mundo, marcado pela permanência da colonialidade global nos diferentes níveis da vida pessoal e coletiva. São bem vindas contribuições voltadas para a produção literária e demais linguagens artísticas, pensadas como meios que possibilitam refletir sobre demandas sociais, estéticas e éticas de espaços periféricos e marginalizados no contexto do capitalismo global ou cognitivo.

Palavras-chave: Literatura, linguagens artísticas, migrações; diásporas; colonialidade; pós-colonialidade; geopolíticas.

Línguas & Letras divulga trabalhos acadêmicos em forma de artigos e ensaios resultantes de pesquisas no campo aplicado ou teórico. O projeto atende às especificidades da área de Letras e Linguística, tendo em vista as questões de ensino/aprendizagem de línguas, questões de leitura e escrita, estudos de literatura, crítica literária e estudos das diversas linguagens artísticas articuladas aos saberes inter e multidisciplinares.  A revista organiza-se a partir de dossiês e seções temáticas e voltadas aos estudos linguísticos e aos estudos literários. Contempla, ainda, uma seção variada de ensaios acadêmicos, resenhas, debates, traduções  e entrevistas. As chamadas para submissão de artigos são anunciadas via editais públicos em português e em línguas estrangeiras.

Mais informações na página da Revista Línguas & Letras.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas