Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Publicações

Chamada para artigos: dossiê temático Revista Branca setenta anos depois

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

A Web Revista Linguagem, Educação e Memória, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, anuncia a abertura do período para submissão de trabalhos para seu dossiê temático Revista Branca setenta anos depois: fundamentos, colaboradores e repercussões, a ser publicado em sua edição de nº 14, v.2, 2018. Os artigos serão recebidos até 15 de setembro de 2018.

Inspirada na francesa La Revue Blanche (1889-1903), como homenagem a Marcel Proust, em pouco mais de uma década em circulação a Revista Branca marcou a história da literatura e das artes no Brasil. Em 1948, publicou a Proustiana brasileira, reunindo textos de, entre outros, Sérgio Buarque de Holanda, Otto Maria Carpeaux e Dinah Silveira de Queiroz. No mesmo ano saiu também a Antologia de contos de escritores novos do Brasil, com versões para o francês, inglês e italiano, levando a leitores da Europa, Estados Unidos e América Latina nomes como os dos então jovens autores Murilo Rubião, Lygia Fagundes Telles e Joel Silveira. 

Serão recebidos trabalhos que abordarem movimentações intelectuais, artísticas, literárias, estéticas e políticas de seus fundadores, como Saldanha Coelho, Bráulio do Nascimento, Rocha Filho, Augusto Franco, Nataniel Dantas, Renard Perez e Fausto Cunha, ou colaboradores mais assíduos e entusiasmados como Santa Rosa, Orval e Illen Kerr (ilustradores), além dos escritores que possuíram colaboração rotineira com o periódico, a exemplo de Bruno Acioly, Haroldo Bruno, Cornélio Pena, Lúcio Cardoso, Linnêo Séllos, Samuel Rawet, Lygia Fagundes Teles, Raimundo Dantas, entre tantos outros que estrearam na revista ou que, durante muitos anos de suas carreiras, reconheceram nesse meio uma oportunidade para divulgar as suas produções entre pares e leitores em potencial. No ano em que a Revista Branca comemora setenta anos de lançamento, o dossiê figura como convite aos pesquisadores que desenvolvem trabalhos sobre a publicação, sobre os seus fundadores e ou colaboradores. Muitos desses estudiosos poderão ser instados a pensar seus objetos de pesquisa no âmbito da revista-editora e mesmo das ligações intelectuais com Saldanha Coelho, nome que carece de leitura, não apenas do público acadêmico, o que também ocorre com muitos dos escritores envolvidos na iniciativa.

Para além do dossiê temático a Web Revista Linguagem Educação e Memória também acolhe para avaliação artigos, ensaios e resenhas nas diversas áreas dos estudos literários, em caráter de tema livre. Os interessados devem acessar a página da Web Revista Linguagem Educação e Memória: http://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/announcement/view/31.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas