Domingo, 25 de Junho de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para artigos - Dossiê Inclusão digital da revista #Tear

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências da Educação, Ciências da Informação e Documentação, Ciências Sociais, Comunicação, E-learning, Educação, Literacia Digital

Chamada para artigos aberta para o Dossiê Inclusão digital da revista #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (ISSN 2238-8079 Qualis B4). O Dossiê tem como objetivo fomentar a discussão acerca do tema e convidar pesquisadores a problematizar a questão da inclusão digital na educação. Os artigos podem ser enviados até 31 de março de 2017.

Eixo temático

Ser usuário das tecnologias digitais como condição de inserção nos modos de viver na atualidade traz à tona a discussão acerca da inclusão digital. Provavelmente o mais adequado seja falarmos em gradientes de inclusão digital, uma vez que o amparo no binarismo incluído/excluído parece não fazer sentido. É pouco coerente rotularmos como excluído digital quem não se utiliza das tecnologias para estabelecer relações sociais, fazer transações bancárias, compras, entre outras atividades, mas faz uso de tais artefatos para trabalhar e se comunicar. Talvez seja também incoerente classificarmos como incluído digital aquele que tem acesso às tecnologias em rede somente por meio da instituição de ensino, da lan-house, ou do trabalho.

Nossa condição é ora de incluído, ora de excluído digital, e, dessa maneira, o termo in/exclusão digital parece soar mais apropriado para se fazer referência ao acesso às tecnologias digitais. Verificamos um contínuo do totalmente incluído ao totalmente excluído, com inúmeras posições intermediárias, revelando um cenário complexo, digno de aprofundamento científico. A partir do exposto, temos um duplo objetivo: fomentar a discussão acerca do tema e convidar pesquisadores a problematizar a questão da inclusão digital na educação. Artigos científicos resultantes de pesquisas inéditas que estejam dentro desse escopo serão muito bem-vindos à presente chamada da  #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.

Organizadores: Profa. Dra. Carine Loureiro (IFRS) e Prof. Dr. Milton Shintaku (IBICT).

A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil. O propósito da revista é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação profissional, em suas relações com a ciência e a tecnologia.

A revista publica artigos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas, em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol. Sua periodicidade é semestral.

Mais informações no site da revista #Tear.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas