Terça-feira, 19 de Março de 2024

Chamada para artigos da revista Estudos Ibero-Americanos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Ibero-Americanos

A revista Estudos Ibero-Americanos divulga a chamada para o dossiê: “Cores, classificações e categorias sociais: os Africanos nos impérios ibéricos, séculos XVI a XIX”. Com organização de Eugénia Rodrigues (Centro de História da Universidade de Lisboa, Portugal) e Mariana P. Candido (University of Notre Dame, Estados Unidos da América), o Vol 44, n. 3 , (2018), possui abertura até o dia 02 de dezembro de 2017.

Ementa:

Como tem sido sublinhado pela historiografia, os impérios ibéricos do período moderno na América, África e Ásia, independentemente dos modos de dominação aí introduzidos, colocaram em contacto pessoas de origens diversas, enquanto foram gerando variadas mestiçagens. Nessas sociedades, construíram-se formas de identificação e hierarquização social baseadas em aspectos como a cor, estatuto jurídico, riqueza, distinção, cultura, religião ou vinculação política. Tais critérios de classificação deram origem a um amplo vocabulário, que assumiu fórmulas comuns nos distintos territórios, mas traduziu, igualmente, especificidades locais. No caso dos Africanos e dos seus descendentes, tanto em África quanto nas sociedades da América e da Ásia para onde foram transportados como escravizados, as classificações, baseadas no mesmo tipo de normas, tiveram, geralmente, uma forte componente de cor associada à construção de categorias socio-raciais, conquanto, em alguns contextos, elas fossem suficientemente maleáveis para os indivíduos poderem transitar de umas para outras. Tais formas de diferenciação, que não permaneceram fixas, ecoam ainda nas sociedades actuais. Este dossier pretende reunir contributos que discutam o lugar dos Africanos nos territórios dos impérios ibéricos, tendo em conta critérios de classificação social.

Como foram construídas as classificações sociais relativas aos africanos nos vários espaços imperiais? De que modo essas identificações se sobrepuseram, coexistiram e se transformaram? Que relevância tiveram essas classificações na formação de categorias socio-raciais? Em que medida condicionaram a mobilidade social dos indivíduos?

Informações e submissão: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/iberoamericana.