Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Publicações

Chamada para artigos da Revista Estação Literária - vol. 16

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos, Estudos Culturais

A Revista Estação Literária, uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, divulga a chamada para o seu volume 16: "O enfoque das masculinidades na literatura brasileira".
 
O prazo para envio dos artigos é dia 31 de janeiro de 2016.
 
Apresentação
 
A proposta deste número da revista Estação Literária está centrada na busca de contribuições dos estudos das masculinidades para a abordagem de produções literárias. Manifestações recentes na literatura brasileira permitem a observação da emergência de peculiaridades das experiências masculinas ora no plano da temática – que se desdobra sob várias faces, como a violência, a paternidade, a educação de crianças, a vida afetiva –, ora no âmbito do discurso – que pode ser exemplificado pela vitimização ou pela permanência de um registro machista. Em ambas as situações, o que se percebe é a ênfase em perfis masculinos que estão impregnados da instabilidade característica das relações de gênero conforme se desenrolaram a partir da segunda metade do século XX. Como já ocorreu e continua a acontecer com os estudos feministas, as discussões a respeito dessas redefinições nos relacionamentos entre homens e mulheres vêm demonstrando que a pluralidade de representações do masculino e do feminino, dentro ou fora dos circuitos literários, estimula o surgimento de perspectivas que se ajustem às novas configurações e que se articulem com o conjunto de reflexões já instalado em campos como o sociológico, o psicológico, o psicanalítico, o antropológico e outros. Assim, debruçar-se hoje sobre estes textos literários que põem em cena e evidenciam novas problematizações em torno do masculino significa requerer e recorrer a uma gama de conceitos diversificados e também recentes que permitem incrementar o exame da produção literária sob uma perspectiva de gênero adotada apenas há muito pouco tempo. O objetivo da publicação é aprofundar uma reflexão específica em torno do debate sobre as masculinidades como foco relevante e com potencial para constituir alternativas para as leituras literárias que estejam mais sintonizadas com as expectativas de superação de estereótipos e preconceitos que cercam o assunto. Serão acolhidas, portanto, submissões de trabalho que se concentrem sobre a questão, seja através do olhar dirigido a um corpus contemporâneo, mais permeável ao convívio com o impacto da força da temática e/ou do discurso masculino/a, seja através da revisão de manifestações literárias de outros momentos, como o século XIX ou a primeira metade do século XX. É fundamental, porém, o exercício de confrontar posicionamentos teóricos sobre o assunto, colocando em primeiro plano as contribuições de estudiosos brasileiros e de outras nacionalidades como Kimmel, Connell, Butler, Nolasco, Goldenberg, Welzer-Lang, Machado, Medrado & Lyra, Figueroa-Perea, Badinter, Del Priore, Bourdieu, Almeida e Cecchetto, entre outros que se dedicam ao pensamento sobre as particularidades do masculino. Espera-se, com a reunião dos trabalhos, desenvolver miradas críticas no aproveitamento da discussão sobre as masculinidades e propiciar possibilidades de reinterpretar a produção literária de autores contemporâneos e de outros momentos.
 
As contribuições devem ser enviadas, de acordo com as normas de publicação, para o e-mail estacaoliteraria@gmail.com até o dia 31 de janeiro.
 
Mais informações no site da revista: http://www.uel.br/pos/letras/EL/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas