Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Chamada para artigos da revista EOLLES: Memórias da Resistência e Resistência da Memória

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos

Chamada para artigos da revista EOLLES
Est Ouest Langues Littératures Échanges Sociétés (ISSN 2271-6386)
GRIC (Groupe de Recherche Identité s et Cultures) – Université du Havre
O passado como testemunho: Memórias da Resistência e Resistência da Memória

Mariana Mastrángelo, Universidade Nacional de Chilecito (UNDEC), Argentina e Instituto de Estudos Latino-Americanos (INDEAL), Universidade de Buenos Aires, e Miguel Cardina, Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra (Portugal), convidam para a submissão de propostas para o dossier «O passado como testemunho: Memórias da Resistência e Resistência da Memória», sobre a problemática da memória, a relação violência do Estado e resistência, a politização, a militância, e os espaços e usos da memória. O prazo para envio de trabalhos é dia 15 de setembro de 2017.

Ao longo do século XX, os processos de politização que tinham como sujeitos a diferentes grupos sociais eram frequentemente confrontados com mecanismos repressivos direta ou indiretamente operados pelo Estado. Esta relação entre violência e resistência foi prolongada de diferentes maneiras e, mais recentemente, desencadeou debates sobre a (in)existência de arquivos e dilemas éticos sobre o uso dos documentos sobre a Repressão, relativamente às reivindicações envolvendo a denominada «Memória histórica» ou sobre as discussões em torno da figura da «vítima» ou «militante». Este dossier enquadra-se no contexto de reflexões produzidas no âmbito da Rede Ibero-Americana de Resistência e Memória (RIARM), que reúne pesquisadores latino-americanos e europeus dedicados ao estudo da(s) memória(s) de resistência. Estamos interessados ​​em problematizar a forma como o conhecimento histórico trata desse «passado difícil», através de artigos que questionem as representações do passado, dos seus usos públicos, das estratégias de difusão e dos mecanismos de silêncio a que estão sujeitos.

As propostas aceites serão publicadas em dezembro de 2017, no número 9 da revista.

Os textos podem ser enviados em espanhol ou português.

Normas tipográficas: https://gric.univ-lehavre.fr/IMG/pdf/consignes_aux_auteurs.pdf

Contatos:
Mariana Mastrángelo: mariana_mastrangelo@hotmail.com