Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para artigos da Revista de Estudos Literários: Do Post-Modernismo ao Hipercontemporâneo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Literatura, Chamada para artigos

A Revista de Estudos Literários é uma publicação anual do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Incidindo sobretudo nos domínios da crítica e da teoria literárias, integrará, em cada número, uma secção temática e procurará acompanhar o movimento editorial consagrado ao ensaísmo literário em Português.

Revista de Estudos Literários, Volume 8 (2018)
Orgs.: Ana Paula Arnaut (Universidade de Coimbra), Ana Maria Binet (Universidade de Bordéus 3).

Tema: Do Post-Modernismo ao Hipercontemporâneo: os caminhos das literaturas em língua portuguesa

Confirmando que a Literatura é um organismo vivo, em constante desenvolvimento e evolução, os romances em língua portuguesa publicados depois do ano 2000 permitem verificar a existência de uma série de novas características que urge analisar e avaliar, tendo em vista a possibilidade de delimitar uma inflexão, temática e formal. Dito de outro modo, tendo em vista a proposta de instauração de um novo paradigma periodológico.

A ficção que começa a designar-se como hípercontemporânea, apresentando embora as inevitáveis sobrevivências do passado (mais ou menos remoto), em articulação com as não menos inevitáveis particularidades individuais de cada autor, oferece uma plêiade de traços em que o jogo literário post-modernista se intensifica, obrigando a aumentar as apostas: do autor e de quem o lê. O conceito de híper-contemporâneo que se propõe parece resultar, pois, tanto do culto mais sistemático da variante celebratória do Post-Modernismo quanto de uma necessidade de mudança terminológica, correspondente à própria evolução da dinâmica histórico-social e, por conseguinte, ao imperativo de inscrever novos temas e novos cenários que espelhem as inflexões comportamentais, (inter)individuais e (inter)sociais, decorrentes de um novo mundo, globalizado, em constante transformação, e, também, em progressiva escalada de violência.

As propostas de artigos deverão incidir, entre outros temas, sobre os seguintes campos de análise:

  1. Tendências temáticas da ficção em língua portuguesa posteriores ao ano 2000 (perspetivas estéticas e éticas);
  2. Dinâmicas-estratégias de construção da personagem;
  3. Contaminações interartísticas;
  4. Relações da nova geração com a tradição literária.

Propostas de artigo: uma proposta detalhada (c. 500-1000 palavras) — acompanhada obrigatoriamente de uma bibliografia e de uma nota biográfica (c. 5 linhas) — deverá ser enviada para clp@ci.uc.pt, arnaut@ci.uc.pt, ana.binet@free.fr por correio eletrónico. Todas as propostas serão selecionadas de acordo com a política editorial da revista. A seleção de uma proposta não garante a publicação do artigo final. São aceites artigos escritos nas línguas seguintes: Português, Francês e Inglês. O prazo para apresentação de propostas é 1 de novembro de 2017.

Artigos: o prazo para entrega dos artigos completos (c. 6 000-7 000 palavras) é 30 janeiro de 2018. Os artigos enviados por proposta serão objeto de arbitragem pelos pares. A publicação deste número da revista está prevista para outubro de 2018.

Cronograma para o Volume 8 da Revista de Estudos Literários (2018)

  • Publicação (previsão): outubro 2018
  • Data da Chamada de artigos: 20 de julho de 2017
  • Entrega de resumos para apreciação: 1 de novembro 2017
  • Resposta de Aceitação de resumos: 20 de novembro 2017
  • Prazo de entrega de artigos para arbitragem: 30 de janeiro de 2018
  • Entrega de artigos revistos segundo as indicações da arbitragem: 15 de março de 2018

Confira as normas de publicação da revista em anexo.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas