Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para artigos: Brasiliana - Journal for Brazilian Studies: "O Brasil e a água¨

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Arte, Chamada para artigos, História, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Brasileiros, Saúde

A revista  Brasiliana - Journal for Brazilian Studies (ISSN: 2245-4373) seleciona artigos para o seu vol. 5 no. 2 que terá como tema “O Brasil e a água”. Os artigos para a revista,que é editada pelo King's College London, podem ser escritos em português, inglês, dinamarquês e espanhol. O prazo máximo para o envio é o 15 de dezembro.

Eixo temático

O Brasil é o país com a maior reserva de água doce do mundo. Não obstante, quase 40% da população brasileira – cerca de 77 milhões de pessoas – vem sendo afetada pela crise hídrica atual. A importância do tema revela-se no fato de o Brasil atravessar o período de seca mais grave dos últimos 80 anos, de modo que o sudeste tem sido obrigado a racionar água potável.

A água também é objeto de interesse da arte e da filosofia desde os tempos mais remotos. No contexto brasileiro, a tematização da água nas artes e na literatura conta com uma vasta tradição, ora sob a ótica da abundância, ora sob a perspectiva da escassez, como no caso da seca no país.

Convidamos submissões de disciplinas diversas – incluindo ciências sociais, humanidades, saúde pública, história moderna e as artes. As pesquisas devem ter como seu foco as origens e as respostas à crise hídrica atual e os conflitos sociais, tanto como representações artísticas. Também convidamos contribuições que examinam possíveis soluções e utopias. Como meio ambiente e sociedade estão relacionados? Em que medida é possível dissolver a dicotomia entre natureza e cultura através do modo como os recursos naturais são utilizados? Como essas questões encontram reflexo na arte?

Mais informações na página da revista Brasiliana.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page