Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Publicações

Chamada para artigos - Cem anos da Revolução Russa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Cultura, História

A revista História e Cultura (ISSN: 2238-6270) abre chamada de artigos para o Dossiê “100 Anos da Revolução Russa”. O objetivo é reunir artigos que correspondam a pesquisas finalizadas, ou em curso, que tenham como eixo temático os processos de constituição e perpetuação da Revolução de 1917 e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, assim como suas representações e experiências de oposição política, econômica e bélica realizadas pelo chamado “bloco capitalista”. Os artigos podem ser enviados até 30 de novembro.

A Revista História e Cultura é uma publicação do Programa de Pós-graduação em História da UNESP/Campus Franca e publica artigos inéditos, resenhas, entrevistas e textos de autoria de pós-graduandos stricto sensu, mestres e doutores, redigidos em português, espanhol, francês e inglês. O dossiê é organizado por Luiz Felipe Cezar Mundim - Doutorando UFRGS e Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne e Doutorando e Tales dos Santos Pinto, Doutorando UFG.

A Revolução Russa de 1917 se afirmou como um dos processos históricos mais impactantes na História do século XX. A vitória do partido bolchevique após o golpe de outubro de 1917 foi apresentada como a primeira revolução vitoriosa conduzida pelos trabalhadores, influenciando o movimento operário mundial nas décadas subsequentes. A forma organizativa do partido bolchevique passou a ser o modelo adotado pelos demais partidos comunistas mundo afora. Da mesma forma, as medidas adotadas para a construção da União Soviética tornou-se o programa político hegemônico do movimento operário mundial, e um dos polos do binômio societário que marcou o mundo após a segunda metade do século XX.

No campo cultural, essa mesma Revolução abriu caminho para uma explosão de vanguardas artísticas nos mais distintos setores: literatura, cinema, artes plásticas, artes cênicas, arquitetura e publicidade. Da mesma forma, o campo intelectual e científico nunca mais seria o mesmo, tanto pelo impacto direto das reflexões filosóficas e pela produção de novas técnicas de pesquisa nas mais diversas ciências, quanto pela grande influência ideológica nos diversos institutos de ensino e pesquisa em todo o mundo. No campo educacional, por exemplo, foram várias as contribuições de pensadores soviéticos, como Lev Vigotsky, Moisey Pystrak, Anton Makarenko, dentre outros.

Mais informações na página da Revista História e Cultura.

 

 

 

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas