Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para artigos - Cahiers des Amériques latines

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Ciências Sociais, Ciências Humanas e Sociais, Geografia, Estudos Latino-Americanos, Demografia

A Cahiers des Amériques latines, revista do Institut des Hautes Études sur l’Amérique latine da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, (ISSN eletrônico 2268-4247) seleciona artigos para sua edição de número 88 que terá como tema Nascimentos na América Latina: mudança de práticas normativas e sociais. O prazo final para o envio de resumos é o 30 de abril de 2017. Os trabalhos podem ser escritos em Francês, Espanhol ou Inglês.

Eixo temático

Dom de Deus acolhido sem planejamento, por larga maioria, o nascimento de uma criança tornou-se evento menos frequente na vida dos latino-americanos. Esta transição da fecundidade demográfica foi acompanhada por uma medicalização crescente de vidas reprodutivas: planeamento familiar e contracepção, o monitoramento a gravidez e do parto, apoio à concepção. Esse dossiê pretende enfocar as mudanças no comportamento, normas sociais e biomédica relacionadas com os nascimentos na América Latina hoje. E também analisar que mudanças na vida social, familiar e demográficas levam a uma renovação de questões sociais e pesquisas relacionadas ao parto e da fertilidade.

Editores: Carole Brugeilles (Universidade de Paris-Nanterre, Cresspa-GTM) e Françoise Lestage (Universidade Paris-Diderot, Urmis).

Mais informações na página da revista Cahiers des Amériques latines e através dos e-mails francoise.lestage@univ-paris-diderot.fr e carole.brugeilles@u-paris10.fr.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas