Chamada para artigos: Aniki | Volume 5 Número 1 (Janeiro de 2018)
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Dossier temático "Música e som no cinema mudo"
Editor convidado: Manuel Deniz Silva (INET-MD)
Prazo de envio: 15 Junho 2017
Este dossier temático da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento acolherá investigações que explorem a variedade de práticas musicais e sonoras no cinema mudo, a partir de diversas perspectivas e em diferentes contextos geográficos. Poderão ser abordados, entre muitos outros, os seguintes temas:
- Práticas musicais e sonoras durante o período do cinema mudo;
- A importância do acompanhamento musical e sonoro na redescoberta e releitura do cinema mudo;
- O recurso a estéticas contemporâneas (música de vanguarda, experimental, minimalista, jazz, techno, pop, etc.) no acompanhamento de cinema mudo;
- Formas, dispositivos e contextos de performance no acompanhamento musical de filmes mudos;
- Compositores, maestros, orquestras e conjuntos instrumentais especializados no acompanhamento de cinema mudo;
- Cinema mudo e práticas de improvisação musical;
- A catalogação, edição e reconstituição de partituras originais e de cue - sheets;
- As práticas de selecção e compilação de música preexistente para acompanhamento de filmes;
- A constituição de bibliotecas, manuais e antologias para o acompanhamento de cinema mudo;
- Efeitos sonoros e sonoplastia no cinema mudo;
- Cinema mudo e tecnologias de reprodução mecânica do som (gramofones, pianos mecânicos);
- A palavra falada no cinema mudo (conferências, narração de filmes por actores);
- O cinema mudo e a canção;
- O cinema mudo e a música de dança;
- O cinema mudo e a ópera;
- As relações entre música e narrativa no cinema mudo;
- A recepção crítica do acompanhamento musical de filmes mudos;
- A música e o som na imprensa cinematográfica especializada;
- A utilização de conceitos e termos musicais nos discursos sobre o cinema mudo (ritmo, harmonia, sinfonia, contraponto);
- A representação de situações de escuta ou de performance musical em filmes mudos;
- Cantores e músicos enquanto actores de filmes mudos;
- A organização do trabalho dos músicos nos cinemas até à transição para o cinema sonoro;
- A utilização de fontes musicais no processo de restauro de filmes mudos.
Toda a informação relevante encontra-se no documento em anexo e na página da Aniki.