Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Chamada para artigos: Ações afirmativas, reconhecimento e movimentos sociais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Didática, Direito, Pedagogia

A Revista O Social em Questão (ISNN 1415-1804), editada pelo Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, seleciona artigos para sua edição número 37, que tem como tema Ações afirmativas, reconhecimento e movimentos sociais. O prazo máximo de envio é o 30 de novembro.

Eixo temático

A atuação dos movimentos sociais no Brasil tem sido de grande importância sobretudo no campo da luta pela consolidação e garantia dos direitos civis, políticos, culturais e sociais. Nas últimas décadas, os movimentos sociais têm se constituído numa arena valorosa de ação política, onde ativistas e sujeitos coletivos demandam por novas e antigas agendas. Os pleitos são diversos, desde questões amplas e pertinentes à garantia e à ampliação de direitos sociais, luta pela consolidação dos direitos de grupos específicos, até a necessidade de reafirmação de políticas públicas de cunho redistributivo e/ou de reconhecimento. Esse novo contexto está associado a duas questões centrais, a relação entre cultura e política presente nos Movimentos sociais e sua democratização na sociedade civil.

No caso do Brasil, as ações afirmativas se originaram da ação de movimentos sociais e são uma resposta às exigências feitas por diversos grupos sociais como: negros, mulheres, homossexuais, pessoas com deficiência, entre outros. Tais coletividades têm lutado por direitos que historicamente lhes são negados e também pelo reconhecimento de suas especificidades enquanto grupo social. No campo das políticas afirmativas ocorreram nas últimas décadas importantes mudanças, mais notadamente no campo da educação e trabalho. Um novo cenário que se consolida e que precisa ser constantemente estudado e analisado. É, sobretudo, o caráter complexo das ações afirmativas, no tocante a sua implementação efetiva, ao reconhecimento de sua legitimidade, além das controvérsias que suscitam, que justifica a realização constante de novos estudos e a organização desta revista temática.

Desta forma, o número 37 da Revista O Social em Questão pretende publicar artigos que analisem ações afirmativas implementadas no Brasil e em outros países, e que também estudem a participação social dos sujeitos políticos coletivos na luta por direitos sociais, mais especificamente no campo dos direitos voltados para grupos em condição de desigualdade social, que se organizam, se mobilizam e lutam por direitos.

Organizadores:
Andréia Clapp Salvador (PUC-Rio)
Angela Randolpho Paiva (PUC-RIO)
Angela Vieira Neves (UNB)

Para maiores informações visitar a página da revista O social em questão e também através do e-mail osq@puc-rio.br.