Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Publicações

Chamada para a Revista CICS – Configurações – n.º 17

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais

A Revista CICS – Configurações – estã com chamada aberta, até 29 de fevereiro de 2016, para o seu número temático 17: Sociedade, Autoridades e (Pós)Memórias, coordenado por Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA.UMinho); Sheila Khan (CICS.NOVA.UMinho); e Francisco Azevedo Mendes (LAB2PT, CICS.NOVA.UMinho).
 
Os estudos sobre a memória e a pós-memória têm recebido nas últimas décadas uma atenção significativa nas diversas áreas das ciências sociais e humanas e na criação artística. A meta reflexividade resultante dessas análises e criações, acolhendo de resto outras disciplinas, transformou decisivamente as modalidades de perceção e enquadramento dos fenómenos memoriais. A própria tectónica dos substratos individuais e coletivos das memórias tende, inclusive, a incorporar essas marcas. Profundamente imbricadas nos mais diversos espaços e tempos e nos processos de reprodução social, memória e pós-memória consubstanciam-se em vários suportes, códigos e linguagens, com mecanismos de preservação e transmissão intra e intergeracional através de diversos rituais e práticas operativas, para as quais são convocadas diferentes autoridades, comunidades e/ou grupos sociais.
 
Neste encruzilhada complexa, importa problematizar melhor a relação entre memória e pós-memória, isto é, de compreender os regimes de adequação entre os sujeitos que experienciam em sentido direto um evento, um momento, um fenómeno, e os sujeitos que recebem os testemunhos, que narram ou que traduzem a experiência dos outros, como uma 'segunda' memória. Existem hierarquias entre aquele que conta, que dá o testemunho, e o destinatário pós-geracional desse testemunho, que o reescreve numa outra narrativa? Será que aquele que narra a memória dos outros tem a mesma legitimidade e autoridade na sua narrativa, quando comparada com a autoridade da narrativa original? Como medir e interpretar os intervalos críticos entre uma e outra memória? Quais as autoridades da memória e da pós-memória quando em diálogo ou confronto? Na presença dessas autoridades, quem são e onde estão os autores? Qual o valor de falarmos de uma memória multidirecional com várias escalas autorais? Será mais apropriado falarmos em dever de memória ou em direitos conflituais de memórias e de pós-memórias?
 
A exploração dos regimes de autoridade (pós)memorial em diferentes configurações sociais constitui, assim, o horizonte decisivo da problematização aqui proposta. O dossier temático tem por objetivo acolher trabalhos nos seguintes tópicos:
 
- Autoridades de memória e de pós-memória: regimes de adequação
- (Pós)memórias, identidades e ciências sociais: meta reflexividade e crise
- Conflitos, traumas e interfaces geracionais: conservação e mudança
- (Pós)memórias, literaturas e artes visuais: criação e testemunhos
- (Pós)memórias, monumentos e paisagens: demarcação e historicidade
- (Pós)memórias e mediatização da experiência: formas e conteúdos
- (Pós)memórias, migrações e interterritorialidade: descontinuidades e redes
- (Pós)memórias, classes sociais, nação e Estado: ação e estruturas
 
Os artigos poderão ser provenientes de qualquer domínio das ciências sociais e poderão reportar-se a investigações empíricas, devendo apoiar-se numa reflexão teórica robusta. Os artigos devem ser enviados para cics@ics.uminho.pt até 29 de fevereiro de 2016 e devem conformar-se às normas da revista.
 
A Revista CICS – Configurações – é um dos meios ao dispor de investigadores nacionais e estrangeiros para a divulgação de trabalhos de Sociologia e de áreas afins das Ciências Sociais.
 
Informações adicionais em: http://configuracoes.revues.org/
 
Fonte: IHC - FCSH/NOVA

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas