Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Chamada de trabalhos para a Revista Brasileira de História

Início: Fim: Países: Brasil

História, Chamada para artigos

A Revista Brasileira de História encontra-se com chamada aberta de artigos para o n. 70 (dezembro de 2015), no Dossiê temático História agrária.

O clássico campo de estudos da história agrária tem se desdobrando nas últimas décadas em intenso diálogo com as inovações da história social, ambiental e do direito. O dossiê do número 70 da RBH pretende espelhar essa trajetória do campo e convida os historiadores a participarem com seus artigos que versem sobre temas como estrutura agrária, transmissão de patrimônios agrários, as diversas formas do campesinato, história social da propriedade e concepções de direito à terra, legislação agrária, movimentos sociais no campo e conflitos fundiários, produção agrícola, pecuária e extração de bens naturais, apropriação da terra, construção de paisagens e fronteiras agrárias, relações sociais e de trabalho envolvendo grupos rurais como camponeses, escravos, trabalhadores assalariados e grandes proprietários.

As propostas de artigo devem ser enviadas até 21 de junho de 2015 para o endereço eletrônico rbh@anpuh.org, seguindo as orientações gerais e as normas de formatação disponíveis em: http://www.scielo.br/revistas/rbh/pinstruc.htm. Não é necessário realizar o envio de cópias impressas ou de mídias contendo os trabalhos.

A Revista Brasileira de História é o órgão oficial da Associação Nacional de História - ANPUH, publicada semestralmente.

A ANPUH é uma associação científica fundada em 1961, que congrega professores e pesquisadores de História e tem por objetivos o aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis; bem como o estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História e a defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos.