Sábado, 25 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada de trabalhos: Opiniães n. 12. Dossiê: Nos limiares líricos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos

Chamada de trabalhos: 
Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira, Nº 12
Dossiê: Nos Limiares Líricos

A poesia segue desafiando a história literária. Aos esforços de periodização, de agrupamento em escolas e movimentos, aqui e ali escapam nomes e obras – ora por apresentarem desvios em relação a marcos e convenções, ora por abertamente contestar e subverter limites estéticos e sociais vigentes no tempo histórico. O signo poético desloca-se por múltiplos polos de significação, demandando de seu leitor uma escuta atenta ao sensível da palavra. O poema não cede ao desejo de interpretações unívocas, preferindo essa uma zona de indeterminação, seu habitat e natureza: a poesia sabe ser, não ser.

O próximo número da Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira (Qualis B4), vinculada à Universidade de São Paulo, terá como tema Nos limiares líricos, um dossiê dedicado aos estudos que abordem os momentos limiares da poesia no Brasil, em que o signo poético apresenta-se carregado de tensões – sejam elas estéticas, históricas ou sociais. O limiar alude àquilo que demarca dois espaços, sem no entanto, separá-los completamente. Diferentemente da fronteira – que limita, separa e segrega – o limiar traz em si a ideia de movimento, de zonas de transição graduais ou abruptas, espaço da experimentação, da inflexão, da indecisão e da incerteza.

Serão bem-vindos artigos inéditos de pesquisas relacionadas ao estudo da poesia no Brasil, bem como algum dos seguintes temas:

  • Limiares líricos: definições, valores e usos da poesia brasileira;
  • Poesia e história: convencionalismo e experimentação, tradição e modernidade;
  • Relações entre a poesia, a pintura e/ou as artes plásticas;
  • O poema em sala de aula: práticas pedagógicas e leitura de poesia;
  • Relações entre a poesia e a música;
  • Deslocamentos do cânone: tensões políticas e estéticas;
  • Novas e limiares vozes na lírica brasileira;
  • A poesia e a cultura popular;
  • Vozes dissonantes: despersonalização e novas perspectivas de expressão poética;
  • Poesia e novas mídias: o poema no século XXI;
  • O poeta e seus impasses;
  • Poesia em tempos de catástrofe: poéticas da resistência.

Além dos tópicos acima mencionados, integrantes do dossiê temático Nos limiares líricos¸ Opiniães possui ainda as seguintes seções: tema livre, voltada para os diferentes debates que permeiam os estudos da literatura brasileira; resenhas, sem restrição à data de publicação da obra; criação literária, destinada a publicação de poemas, contos e crônicas.

A chamada de artigos é destinada a pesquisadores de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, vinculados a instituições acadêmicas diversas. A coautoria com orientadores não é requisitada. Temos por princípio que a avaliação por pares, de caráter duplo-cego, é suficiente para garantir a originalidade e qualidade dos artigos que serão publicados. O prazo para submissão se encerra no dia 31 de janeiro de 2018 e a publicação ocorrerá ao final do primeiro semestre. Informações e submissão de trabalhos no site da revista: http://www.revistas.usp.br/opiniaes.

Editores do número: Eduardo Marinho, Marcílio Godoi e Rafael Tahan.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas