Sábado, 20 de Abril de 2024
Publicações

Chamada de Trabalhos da Revista Media & Jornalismo: Media e colonialismos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, História, Media

Passados pouco mais de 40 anos da revolução democrática portuguesa do 25 de Abril de 1974 e da independência dos países africanos vários são os sintomas de um renovado interesse por parte de académicos e artistas em refletir sobre esse passado recente, quase sempre carregado de memórias, simultaneamente felizes e traumáticas. Ao longo deste tempo, a área que hoje designamos de Ciências da Comunicação esteve mais atenta às problemáticas da liberdade de expressão e de imprensa, bem como às relações entre jornalismo e democracia, que se relacionam com a temática dos colonialismos e pós-colonialismos mas nem sempre a debateram diretamente. Há atualmente um conjunto de investigadores e investigadoras do jornalismo, dos media e das culturas contemporâneas que têm vindo a investigar, de múltiplas perspetivas e de modo inequívoco, as relações com os colonialismos. Os do passado como os do presente, ou uma mistura de ambos.
 
A todos e a todas apelamos para que participem neste novo número da revista Media e Jornalismo, que procura refletir sobre o papel dos media na construção e descontrução dos impérios. Da televisão à internet, do cinema à fotografia, da imprensa e do jornalismo, da notícia ao poema como se instituem e destituem os colonialismos, de ontem, de agora? Há ou não novas formas de colonialismo que se traduzem nos media? Há impérios de média (em vários sentidos)? Qual o papel dos media e do jornalismo em particular, nestes contextos? Como se pode definir o conceito de colonialismo e como opera nos media? É uma ameaça às democracias ou um efeito paralelo? Vem a internet descolonizar com a sua promessa de uma hipercomunicação ou concretiza a sociedade do controlo (Deleuze) e estabelece uma nova forma de colonização? Persistem imaginários colonialistas que são desejados? De que formas? Como estão os artistas e as artistas a debruçar-se sobre os arquivos coloniais, incluindo as suas memórias pessoais e familiares? E os académicos e académicas?
 
Aceitamos artigos sobre estas e outras questões centradas nas relações entre media e colonialismos, das diferentes áreas e abordagens, tais como:
 
. Media e colonialismos
. Media e construção de identidades
. Imaginários coloniais e pós-coloniais
. Media, Género e novas formas de colonialismo
. Internet e Redes Sociais
. Rádio e culturas sonoras (escutar é obedecer?)
. Culturas Visuais e construções coloniais e pós-coloniais
. Culturas Contemporâneas no Pós-colonialismo
. Cinema e arquivo colonial
. Arte contemporânea e memória
. Economia e Media
 
A revista Media & Jornalismo é, atualmente, uma publicação do Centro de Investigação em Comunicação e Cultura Digital - CIC.Digital - do pólo da FCSH- Nova. Publica em português, inglês e espanhol e usa um sistema de arbitragem de dupla revisão cega.
 
A Chamada de Trabalhos termina a 20 de junho de 2016 (prazo prorrogado). O número será publicado em novembro de 2016.
 
Revista Media & Jornalismo | N.º 29
Prazo de envio de propostas: 20 de junho de 2016
Temas: Media e Colonialismos, número coordenado por Teresa Mendes Flores (teresa.flores@sapo.pt) e Ana Cabrera (cabrera.anacabrera@gmail.com).
Normas de Submissão: http://www.cimj.org/index.php?option=com_content&;view=article&id=41&Itemid=35
 
Fonte: CIMJ via IHC | FCSH/NOVA

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas