Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada de publicação na Revista Ipotesi

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos

A Revista Ipotesi, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFJF, está com chamada aberta para o dossiê "Territórios e Identidades". O prazo para submissão de propostas vai até 15 de fevereiro de 2018.

Organizadores desse volume: 

  • Prof. Dr. Eliseo Jacob (Howard University)
  • Profa. Dra. Júlia Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo)
  • Prof. Dr. Paulo Roberto Tonani do Patrocínio (Universidade Federal do Rio de Janeiro) 

Ementa:

Este número XX, v. X, da IPOTESI espera receber contribuições acadêmicas originais em português, espanhol, francês e inglês, cujo foco sejam as relações entre territórios e identidades na literatura, seja na produção literária brasileira ou em outras literaturas nacionais e transnacionais. Serão priorizados estudos sobre manifestações que abordem formas de construção das identidades culturais a partir de processos de desterritorialização e reterritorialização, produções literárias ligadas à experiência territorial, a exemplo da Literatura Marginal e produções análogas; textos produzidos por e/ou sobre sujeitos em condição migrante ou diaspórica, seja em uma dimensão intranacional ou supranacional; intervenções na esfera da territorialidade através de meios alternativos de produção e circulação editorial e artística; revisão e ressignificação de conceitos forjados pela modernidade – identidade, nação, utopia e distopia – e a problematização de estratégias conceituais da contemporaneidade – alteridade, diferença, heterotopia e multiterritorialidade.

Os artigos devem ser encaminhados para o e-mail ipotesi.territorio@gmail.com entre os dias 15/12/17 e 15/02/18.

A Revista Ipotesi é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, MG, Brasil). A revista está passando por reformulações, com uma nova comissão editorial. Aguardem novidades em breve.

Mais informações no site da Ipotesi.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas