Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Publicações

Chamada de artigos para o vol. 5 n. 1 (2016) de Brasiliana - Journal for Brazilian Studies

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Ciências Humanas e Sociais, Chamada para artigos

É com prazer que anunciamos a chamada para artigos para o vol. 5 no. 1 (2016) de Brasiliana - Journal for Brazilian Studies, que terá como tema: “Brasil indígena”.
 
A Constituição Federal de 1988, marco jurídico do processo de consolidação da redemocratização do Estado brasileiro, promoveu também uma significativa alteração no paradigma conceitual e jurídico da política indigenista no Brasil. Dentre os direitos e garantias estabelecidos aos Povos Indígenas, passaram a ser expressamente reconhecidas suas especificidades culturais, o direito sobre suas terras de ocupação tradicional, e sua autonomia. Passados quase 30 anos da promulgação da Carta Cidadã de 88, é momento de avaliarmos como as dimensões políticas, econômicas, e sociais têm influenciado os processos de proteção e promoção desses direitos, e incidido nas relações estabelecidas com os Povos Indígenas no Brasil
 
Assuntos diversos vêm assumindo posição de destaque no âmbito de debates fundamentais relacionados à questão indígena, tais como: a questão agrária, a concepção e os modelos de desenvolvimento, e o confronto entre a interculturalidade e o paradigma monocultural ainda predominante na modelagem das relações sociais. Mesmo o arcabouço jurídico positivo vigente no que tange à defesa dos povos indígenas vem sendo revisto recentemente, por meio de propostas de alteração de dispositivos constitucionais e infraconstitucionais que garantem seus direitos. Nesse sentido, torna-se imprescindível a disponibilização de espaços acadêmicos de debate, reflexão crítica, e expressão de saberes que possam ofertar maior diversidade de posições e produções sobre o tema
 
Brasiliana propõe abrir um espaço de debate para discutir o Brasil a partir de perspectivas que partam das relações envolvendo o segmento indígena da sociedade. O dossiê está aberto à discussões e análises críticas a respeito dessas relações, sobretudo no campo da interação com outros atores, como o Estado, e busca ainda, reunir contribuições e reflexões sobre o tema, a partir de diálogos com cenários internacionais, em especial, referentes a estudos e contextos latinoamericanos..
 
A Revista receberá artigos com abordagens fundadas nas mais diversas áreas de conhecimento, como antropologia, sociologia, direito, sociologia do direito, história, economia, linguística, literatura, música, cinema, artes visuais, memória, dentre outras, e que versem sobre temas como terra e território; políticas públicas; participação, ação, e lutas de movimentos indígenas ou ainda outros temas relevantes no âmbito do debate sobre as relações envolvendo povos indígenas.
 
Os artigos devem ser submetidos online antes do dia 15 de janeiro de 2016. (veja o site com detalhes sobre submissão e orientações aos autores).
 
Este número sera coeditado por Maria Augusta Assirati e Carolina Schneider Comandulli.
 
Mais informações: http://ojs.statsbiblioteket.dk/index.php/bras/index.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas