Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Chamada de artigos para a revista Literatura em Debate

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Literatura, Chamada para artigos

A segunda edição de 2016 da revista Literatura em Debate contempla artigos que abordem o tema “sobrevidas da personagem”, ou seja, estudos que tenham como motivo o processo a que está submetida a personagem quando migra de um mundo ficcional para outro. Algumas personagens passam a viver em nossas vidas a partir da sua transposição da literatura ou da mitologia para o cinema ou para a televisão: quem não conhece bem Dom Quixote? Quem não conhece Hércules? A obra de Cervantes conta com cerca de 30 adaptações para o cinema. Hércules (re)vive na banda desenhada, bem como no cinema e em séries de televisão. Desfrutamos dos perigos e das aventuras, dos amores e desamores de "pessoas de livro" que, apesar de pertencerem ao plano da imaginação, passam a viver connosco. A influência que exercem sobre nós transcende o universo criativo, evidenciando que, de facto, são muito ténues os limites que separam a ficção da realidade.

Podemos, assim, dizer que as personagens podem prevalecer sobre as ficções e ter uma vida para além delas, ou seja, uma sobrevida. E podemos nessa sobrevida surpreender manifestações bem singulares, correspondendo àquele movimento que G. Genette (em Métalepse. De la figure à la fiction; 2004) deduziu da figura de retórica chamada metalepse, ou seja, a passagem de um nível (narrativo, semântico, ontológico, etc.) para outro nível. Inclui-se nessa dinâmica o trânsito de entidades entre o mundo ficcional e o mundo real, como se entre eles se não levantassem fronteiras.

Prazo de envio: 30 de setembro de 2016.

Organização: Carlos Reis e Ilse Maria Vivian.

Contacto: ilsevivian@uri.edu.br.

Mais informações: https://figurasdaficcao.wordpress.com/