Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Publicações

Chamada de Artigos: FronteiraZ 14 - Literatura e Ensino

Início: Fim: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos

O sistema educacional brasileiro enfrenta sérias dificuldades que vão desde o desgaste dos modelos de gestão e ensino-aprendizagem, até problemas com a formação do corpo docente, descrédito e desinteresse de uma fatia considerável do corpo discente, além da má gestão da verba pública associada com recursos escassos. O ensino de Literatura está no bojo dessas questões e sofre consequências, assim como as demais áreas do saber.
 
Como incentivar (e ensinar) a leitura do literário é um dos maiores desafios que envolve o papel da crítica e da teoria literária, o cânone e a formação de leitores, as mudanças propostas pelas novas tecnologias no livro e no ato de leitura, a intersecção da Literatura com as mídias eletrônicas e as outras artes, a importância da Literatura Infantil e Juvenil na contemporaneidade, entre outros.
 
Especialmente neste momento, quando a educação está no centro da agenda dos debates e pesquisas, nada mais oportuno do que este novo número de FronteiraZ propor uma ampla reflexão sobre o tema “Literatura e ensino: territórios em diálogo”, privilegiando a literatura como um saber cujo ensino possui uma função social determinante para a constituição do humano e do cidadão no século XXI.
 
Dossiê: Literatura e Ensino: Territórios em Diálogo
 
Prazo para envio de artigos para submissão: até 20 de março de 2015.
 
Lembramos que as seções de “Ensaios” e de “Resenhas” também estão abertas para a submissão de trabalhos, independentemente da temática em pauta para a seção de “Artigos”.
 
Para mais detalhes, consultar as normas de edição em “Diretrizes para autores” no endereço http://revistas.pucsp.br/fronteiraz
 
FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária. ISSN 1983-4373
Revista que traz, desde o nome, aquilo que significa, isto é, uma linha de demarcação entre territórios literários que questionam a rigidez de limites fixos. Seu foco está na movência das formas poéticas, em prosa e verso, na sua multiplicidade de interfaces, abrangendo do clássico ao contemporâneo. Editada pelo Programa de Estudos Literários em Literatura e Crítica Literária da PUCSP, surgiu, em 2008, como fruto dos trabalhos do Grupo de Pesquisa – O narrador e as fronteiras do relato. Seu objetivo é a publicação de artigos produzidos por docentes e discentes de pós-graduação, de instituições nacionais e internacionais, vinculados à área da literatura e da crítica literária, a partir de temáticas propostas por cada um dos números, que operam como núcleos disseminadores de seções tais como: Artigos, Resenhas, Estudos, Traduções e Entrevistas. Possui periodicidade semestral e avaliação B1 pelo Qualis periódico Capes. A FronteiraZ está indexada no Latindex. Faz parte do Portal de Periódicos da CAPES.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas