Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

Chamada de artigos da revista Kriterion: Estética Contemporânea

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Filosofia

Chamada de Artigos

Estética Contemporânea
 

A estética, como se sabe, só foi admitida muito tardiamente – no século XVIII, com Alexander Baumgarten – como disciplina filosófica, embora reflexões sobre o belo, a arte e o sublime remontem à Antiguidade clássica, à Idade Média e mesmo ao período inicial da Idade Moderna. Foi a partir do final século XVIII, porém, com as imprescindíveis contribuições do empirismo britânico, do iluminismo francês e do idealismo alemão, que a recém-batizada estética conquistou o seu espaço no âmbito da filosofia. Se o século XIX, com o aporte de obras fundamentais como as de Hegel e de Nietzsche, foi um período importante para a consolidação da estética e da filosofia da arte, parece inegável que a conquista definitiva da posição dessa disciplina ocorreu no século XX, no âmbito do que se entende habitualmente por “estética contemporânea”. Nesse cenário, destacam-se correntes oriundas da ontologia fundamental de Heidegger (com derivações para estéticas de origem fenomenológica, como a de Merleau-Ponty, ou hermenêutica, como a de Gadamer), do neomarxismo (com autores mais “ortodoxos”, como Georg Lukács, e os ligados à Teoria Crítica da Sociedade, como Benjamin, Adorno e Marcuse), da filosofia anglo-saxônica contemporânea (incluindo as estéticas com origem tanto no Pragmatismo de Dewey quanto na filosofia analítica, como as de Nelson Goodman, Arthur Danto e Noël Carrol, dentre outros) e, last but not least, da filosofia francesa contemporânea (destacando filósofos como Deleuze, Lyotard, Derrida e Rancière, dentre outros).

Esta edição especial da Kriterion será dedicada à estética contemporânea e estará aberta a abranger abordagens relativas às correntes supramencionadas e ainda a outras cabíveis na rubrica. Mais especificamente, são bem-vindas contribuições em qualquer um dos seguintes tópicos:

  • Arte e ontologia na estética contemporânea
  • Arte e política na estética contemporânea
  • Arte, sociedade e cultura na estética contemporânea
  • Os meios virtuais nas expressões artísticas
  • Arte e expressões de gênero
  • Estética da vida cotidiana.

Prazos de Submissão: de 17/04/2017 a 31/08/2017.

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 sob a missão de publicar artigos em filosofia ou que tenham relevância filosófica, assim como estabelecer um intercâmbio de publicações de textos filosóficos de pesquisadores do Brasil e do Exterior.
 
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica),SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica dois fascículos por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A2.
 
Mais informações: http://www.kriterion.fafich.ufmg.br/index.php/kriterion/pages/view/chamada.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas