Domingo, 28 de Abril de 2024
Publicações

Chamada de artigos da revista Acta Scientiarum para dossiê “A emergência de gênero não-binário na América Latina”

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos, Género

Dossiê “A emergência de gênero não-binário na América Latina”

A emergência de marcas de gênero não binárias para se referir a pessoas é um efeito de movimentos em busca de igualdade e identidade, reação ao sexismo e à hegemonia do masculino nas línguas.

Enquanto em algumas línguas, como no inglês e no sueco, formas de referência não binária já estão consolidadas e em inserção no sistema, em outras línguas, como no espanhol e no português, o processo ainda está em emergência, em um período de menor estabilidade do sistema. Mas, mesmo em comunidades da mesma língua, o processo de emergência de marcas não binárias para a expressão de gênero tem sido percebido de modo diferente, seja com usos e adesões, seja com prescrições e proibições, o que pode ser associado a um alinhamento ideológico progressista ou conservador.

O  “Dossiê Temático – A emergência de gênero não-binário na América Latina” procura contribuições que ajudem na construção deste panorama, em diferentes perspectivas teóricas da linguística e em fronteiras disciplinares, que tenham como foco apresentar resultados de investigação que considerem a emergência de gênero não-binário em português, espanhol ou outras línguas da América Latina, e seus efeitos de uso, percepções e ideologias subjacentes.

O dossiê será composto por 10 artigos.

Procedimentos para submissão:

Submeter o manuscrito para a seção “A emergência de gênero não-binário na América Latina”, respeitando as diretrizes descritas em na seção Submissões.

Cronograma:

Prazo para submissão: de 01/12/2023 a 01/03/2024.

Publicação: até 10/12/2024, no Volume 46/2.

Editoras convidadas:

Raquel Freitag - Universidade Federal de Sergipe, Brasil