Segunda-feira, 24 de Julho de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada da revista Texto Poético para dossiê Glauco Mattoso

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Revista Texto Poético, publicação do GT Teoria do Texto Poético (ISSN 1808-5385), filiado à Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística), classificada como B-2 no Qualis Periódicos da Capes, está recebendo textos para o número 22, referente ao período de 2017/1.


Revista Texto Poético V.22  –  2017/01
Grupo de trabalho Teoria do Texto Poético – Anpoll
Dossiê Glauco Mattoso

 

Ementa

A ​ Texto Poético, Revista do Grupo de Trabalho Teoria do Texto Poético/ANPOLL dedicada aos estudos de poesia, lança esta chamada para a preparação de um dossiê sobre o escritor paulistano Glauco Mattoso, pseudônimo de Pedro José Ferreira da Silva (1951-), cuja produção se faz a partir de vastas referências, revisitadas, incorporadas, digeridas, transmutadas, às vezes, de modo reverente, outras, numa perspectiva iconoclasta. Poeta experimental, sonetista, tradutor, letrista, editor, ensaísta, tratadista, crítico literário, roteirista de narrativa gráfica, romancista, contista, produtor de banda punk, graduado em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo, ex-funcionário do Banco do Brasil, Glauco recebeu diversos prêmios e é hoje estudado, além de no Brasil, nos Estados Unidos da América, em Portugal e na Argentina. Sua obra é dividida por seu heterônimo crítico, Pedro Ulysses Campos, em duas fases: a Fase Visual, décadas de 70 e 80 do século passado, em que predomina o que denomina “experimentalismo paródico”, e a Fase Cega, a partir do final dos anos 1990, com predomínio de sonetos elaborados com rigor formal. Transformado ainda em personagem de história em quadrinhos por Marcatti, em ​ As aventuras de Glaucomix, o pedólatra (1990, da qual é coautor do roteiro), e de narrativa cinematográfica pelo diretor Gustavo Vinagre, no documentário ​ Filme para poeta cego (2012), Glauco Mattoso se constitui como ​locus privilegiado para refletirmos sobre projetos e programas estéticos, poéticos, éticos e políticos que configuram a contemporaneidade. Para este dossiê, esperamos receber trabalhos que possam ajudar a aprofundar a compreensão da multiplicidade desconcertante dessa escrita que transita por um amplo território discursivo, experimentando distintos modos de inscrição e circulação do texto poético.

 

A Revista aceita também trabalhos sobre outros temas concernentes aos estudos de poesia para figurar na seção Miscelânea.

Os artigos devem ser submetidos no próprio site da Texto Poético: http://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtp

Prazo para submissão: 30 de janeiro de 2017

Organizadores
​Susana Souto Silva
(Universidade Federal de Alagoas)
Steven F. Butterman (University of Miami)

Editoras
Solange Fiuza Yokozawa (Universidade Federal de Goiás)
Ida Alves (Universidade Federal Fluminense)

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas