Sexta-feira, 26 de Maio de 2017

Chamada da revista Texto Poético para dossiê Ferreira Gullar

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos

Revista Texto Poético, publicação do GT Teoria do Texto Poético (ISSN 1808-5385), filiado à Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística), classificada como B-2 no Qualis Periódicos da Capes, está recebendo textos para o número 23, referente ao período de 2017/2.

Revista Texto Poético V.23  –  2017/02
Grupo de trabalho Teoria do Texto Poético – Anpoll
Dossiê Ferreira Gullar - o poeta e o pensador da cultura

Ementa

Ferreira Gullar é sem dúvida uma figura de relevo no panorama da poesia e da crítica de poesia na segunda metade do século XX e nestas primeiras décadas do século XXI. De fato, além de sua participação como poeta de vanguarda (na Poesia Concreta e no movimento Neo-Concreto), teve papel de destaque na produção de uma literatura em moldes populares (poema de cordel, por exemplo) e incursões na literatura para crianças. A parte da sua obra que escapa aos rótulos e que tem como destaque o ​ Poema Sujo constitui também, sem dúvida, um conjunto incontornável para quem queira compreender os vetores mais fortes da poesia brasileira recente. Ao mesmo tempo, Ferreira Gullar é autor de notável obra crítica, refletindo, entre outros tópicos, sobre o lugar e a função da vanguarda e da poesia na sociedade contemporânea e, sobretudo, num país subdesenvolvido. É para traçar um retrato de corpo inteiro dessa enorme produção intelectual e da sua intensa participação no debate cultural – um retrato menos imediatista e politicamente passional, num momento em que o poeta e o crítico aparecem subsumidos no polemista da grande imprensa – que a revista vem buscar a colaboração dos interessados na compreensão da obra poética e crítica do autor de ​ Cultura posta em questão.

A Revista aceita também trabalhos sobre outros temas concernentes aos estudos de poesia para figurar na seção Miscelânea.

Os artigos devem ser submetidos no próprio site da Texto Poético: http://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtp

Prazo para submissão: 30 de Março de 2017

Organizadores
Paulo Franchetti