Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada da Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - N. 54

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Arte, Chamada para artigos, Ciências Humanas

A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para os números 53 e 54. Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.

Revista 54 (maio/ago. 2018)

Seção temática: Literatura e outras alteridades

Propõe-se uma reflexão acerca das produções literárias brasileiras contemporâneas que abordam as diferenças e a pluralidade de sujeitos e vozes que compõem socialmente um determinado aspecto da diversidade humana. Serão aceitos artigos que abordem obras e autores que incluam no raio de visibilidade aquele indivíduo marcado por uma singularidade que o situa fora do padrão cristalizado como o “normal” no que diz respeito ao corpo, aos sentidos, à inteligência ou à expressão do comportamento; ou seja, pessoas com algum tipo de deficiência (cegueira, surdez, deformidades, mutilação, nanismo, síndrome de Down, autismo, entre outros). Serão aceitos artigos de diferentes orientações teóricas e metodológicas que, separada ou associadamente: a) discutam o conceito de deficiência, em sua abordagem sócio-histórica ou filosófica e sua relação com a literatura; b) analisem a representação e autorrepresentação dessas alteridades em obras da literatura brasileira contemporânea; c) discutam obras específicas produzidas por escritores originários desses grupos minoritários; c) reflitam sobre a relação da pessoa com deficiência com os processos de produção, circulação e recepção das obras da literatura brasileira contemporânea; d) abordem atuações culturais relacionadas à temática nas mídias sociais e internet; e) debatam o papel das indústrias culturais e/ou das políticas públicas na visibilidade desses textos e práticas.

Dossiê proposto por Alessandra Santana Soares e Barros (Geine-UFBA) e Gislene Maria Barral Lima Felipe da Silva (Gelbc-UnB).

O prazo final para o envio de artigos para a seção temática do nº 54 é 30 de maio de 2017.

A revista conta também com uma seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

As colaborações para as demais seções são recebidas em fluxo contínuo.

As normas para publicação estão disponíveis nas Diretrizes para autores.

As colaborações serão recebidas pelo sistema da revista. Para enviar seu texto, acesse o link de Submissões On-line.

Mais informações no site da revista: http://submission.scielo.br/index.php/elbc/announcement/view/129.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas