Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada da Revista Araticum para dossiê: Drummond, poesia brasileira e outras literaturas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos

Chamada v.16, n.2, 2017: Dossiê "Drummond, poesia brasileira e outras literaturas"

A Revista Araticum (ISSN 2179-6793, Qualis B1), do Programa de Pós-graduação em Letras/Estudos Literários da Unimontes, convida os pesquisadores do Brasil e do exterior, para submeterem textos científicos para o Dossiê "Drummond, poesia brasileira e outras literaturas", v.16,n.2,2017,sob organização dos professores Alba Valéria Niza Silva(Unimontes), Osmar Pereira Oliva (Unimontes), Anelito de Oliveira(Unimontes), Ilca Vieira de Oliveira(Unimontes). Essa edição receberá contribuições de artigos, também, para uma seção "varia", na qual serão publicados textos que discutam a produção literária de outros autores.

Ementa: A obra de Carlos Drummond de Andrade estabeleceu-se há várias décadas como principal referência da produção lírica brasileira no século XX. Sua particularidade consiste numa articulação de questões históricas, estéticas e ideológicas globais e locais, genéricas e especificas, transnacionais e mineiras. No centro dessa obra, como uma espécie de fonte de criação, está a ideia de humanidade, um desejo obsessivo de expressar o humano em sua "nudez". Neste novo século e milênio, em que todo humanismo é colocado sob suspeita na esteira da foucaultiana postulação da morte do homem, a obra drummondiana constitui uma grande provocação. Provoca o seu leitor a pensar, em primeiro lugar, a relação entre produção artística e filosofia ética, o pensar e o agir. Também o provoca a pensar a relação entre lirica e sociedade no século XX, bem como o fundamento mineiro, familiar, de uma certa condição humana. Este dossiê pretende, desta forma, suscitar novas abordagens de uma produção literária que, desde os anos 1920, mantém-se como um dos gestos culturais mais inquietantes dos tempos modernos.

Prazo para submissão: até 30 de novembro de 2017.

A Revista Araticum é um periódico semestral que tem como objetivo divulgar estudos críticos sobre as literaturas de língua portuguesa, com ênfase na literatura Brasileira. A Revista recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo, e não há custos de publicação para os autores, os quais devem ter a titulação de doutor.

Para mais informações, entrar em contato pelos e-mails:
Alba Valéria Niza Silva: albavniza@yahoo.com.br
Anelito de Oliveira: anelitodeoliveira@globomail.com
Ilca Viera de Oliveira: ilcavieiradeoliveira@yahoo.com.br
Osmar Pereira Oliva: osmar.oliva@unimontes.br

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas