Chamada da Revista Abusões em homenagem ao Prof. Doutor Carlos Reis
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil, Portugal
Flavio García (UERJ) e Luciana Silva (UERJ/ UC) convidam para a submissão de artigos à publicação no nº 3 da revista Abusões, referente a 2016.2 (jul-dez/2016), em homenagem ao Prof. Doutor Carlos Reis (Universidade de Coimbra), cujo lançamento está previsto para até 15 de dezembro de 2016.
O número será dedicado à temática “Figurações de personagem em contextos insólitos”. Figuração – processo de composição de seres de ficção (REIS, Carlos. “Pessoas de livro: Figuração e sobrevida da personagem”, in Revista de Estudos Literários [Revista do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra], 2014. 4, p.43-68) – é o conceito central para a proposição de artigos a este número da revista Abusões.
O termo-conceito figuração, conforme Carlos Reis, designa processo(s) de composição de personagens em universos específicos com os quais interagem, e, dessa interação, deduzem-se efeitos propriamente estéticos – procedimentos operacionais de constituição das personagens –, e, também, ideológicos e cognitivos, suscitados por sua composição. Contextos insólitos determinam um universo específico em que se quer vislumbrar a personagem e correspondem, neste caso, a mundos possíveis ficcionais, ou seja, a constructos narrativos intencionalmente elaborados para pôr em xeque os limites tênues de realidade construídos no interior da própria narrativa (ALBALADEJO MAYORDOMO, Tomás. Semántica de la narración: La ficción realista. Madrid: Taurus Universitaria, 1991), tendo sido armados com a instalação de arquiteturas discursivo-textuais dissonantes daquelas próprias ao sistema semionarrativo real-naturalista, abarcando, desse modo, infinitas vertentes do insólito ficcional. Essas vertentes da ficção vão desde o Maravilhoso até as variações mais contemporâneas do Realismo Maravilhoso, na América Latina, ou do Realismo Animista, na África, perpassando pelo Gótico, pelo Fantástico, pela Ficção Científica etc., bem como se manifestam em diferentes expressões narrativas, seja na literatura, no cinema, na televisão, no espaço cibernético etc.
Os textos deverão ser enviados, impreterivelmente, até 30 de setembro de 2016 (data prorrogada) para abusoes.uerj@gmail.com.
‣ Normas para submissão
Editorial
As artes da abusão: dos erros de percepção, das coisas que se tomam por outras, das ilusões e dos enganos; da crença no fantástico e das superstições; dos feitiços, dos esconjuros e dos malefícios. Foi em torno dessa hoje exótica palavra que nasceu a Abusões, revista dedicada às ficções que transitam nas franjas do real, um projeto que é fruto da parceria entre dois Grupos de Pesquisa, certificados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Nós do Insólito: Vertentes da Ficção, da Teoria e da Crítica e o Estudos do Gótico.
O vigor desse campo de estudos nas universidades brasileiras é atestado pelo surgimento e consolidação, nos últimos anos, de vários grupos de pesquisa a ele dedicados, para além dos que assumem a Editoria desta revista, como o Vertentes do Fantástico na Literatura (UNESP, envolvendo os três campi em que há o curso de Letras), o Espacialidades Artísticas (UFU), o Língua e literatura: interdisciplinaridade e docência (UNIFESP), o Narrativa e insólito (UFU) e o Belvidera – Núcleo de Estudos Oitocentistas (UFPE), todos praticamente reunidos com os nossos grupos da UERJ, no Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduações e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) Vertentes do Insólito Ficcional.
Dessas inúmeras e labirínticas intersecções e tangências entre o insólito, o gótico, o fantástico, o estranho, o maravilhoso, o sobrenatural, o extraordinário, a fantasia, o medo, o horror, o terror e outras manifestações ficcionais congêneres virão os artigos que darão corpo à publicação. Interessa veicular os resultados de pesquisas dessa vasta rede de estudos, seja como um instrumento de divulgação, seja como um ambiente crítico, capaz de integrar trabalhos individuais em projetos coletivos.
Abusões (www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes) é uma publicação semestral, hospedada no Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ , e tem por finalidade a divulgação de artigos, resenhas, entrevistas e fontes documentais relevantes para os estudos do Gótico, do Fantástico e do Insólito, tomados em sentido lato. A revista publica textos em Português, Espanhol, Galego, Francês, Italiano, Inglês e Alemão, com titulo, palavras-chave (em um mínimo de 3 e um máximo de 5) e resumo, obrigatoriamente, em língua portuguesa e em uma das demais línguas.
Editoria Chefe:
Flavio García (UERJ, Brasil)
Júlio França (UERJ, Brasil)
Editoria Adjunta:
Luciana Colucci (UFTM, Brasil)
Conselho Editorial:
Aurora Gedra Alvarez (UPM, Brasil);
Fernanda Aquino Sylvestre (UFU, Brasil);
Flavio García (UERJ, Brasil);
Heloisa Helena Siqueira Correia (UNIR, Brasil);
Júlio França (UERJ, Brasil);
Karin Volobuef (UNESP Araraquara, Brasil);
Luciana Colucci (UFTM, Brasil);
Maria Cristina Batalha (UERJ, Brasil);
Marisa Martins Gama-Khalil (UFU, Brasil);
Renata Philippov (UNIFESP, Brasil);
Regina da Costa da Silveira (UniRitter, Brasil).
Conselho Científico:
André de Sena Wanderley (UFPE, Brasil);
DaleKnickerbocker (East Carolina University, Estados Unidos da América);
Daniel Balderston (University of Pittsburgh, Estados Unidos da América);
David Roas (Universitàt Autónoma de Barcelona, Espanha);
Elton Honores Vásquez (Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru);
Jean-Philippe Imbert (Dublin City University, Irlanda);
Júlio Jeha (UFMG, Brasil);
Maria Conceição Monteiro (UERJ, Brasil);
Maria João Albuquerque Simões (Universidade de Coimbra, Portugal);
Maurício César Menón (UTFPR, Brasil);
Mark Macleod (Charles Sturt University, Austrália);
Rosalba Campra (La Sapienza Università di Roma, Itália).


