Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada da eLyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics | Poesia e Tradução

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Literatura, Chamada para artigos, Tradução, Letras

eLyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics

n. 9 (2017)


Poesia e Tradução

(org. Joana Matos Frias, Pablo Simpson e Sofia de Sousa Silva)


Há um lugar-comum do discurso crítico sobre poesia que faz dela um desafio à tra­dução, como se os dois termos acima, de nosso título, estivessem em campos opos­tos: o que é traduzível já não é poesia, a poesia, a verdadeira poesia, recusa a traduzir-se. Como se a poesia explicitasse uma dimensão de linguagem – “palavras-coisa”, diria Car­los Drummond de Andrade, com forma, cor, densidade, peso – diante da qual cabe­ria ao tradutor apenas duas alternativas: a de “um milagre” ou de “um novo poema”. Trata-se, em certa medida, de uma sacralização do poético à qual responderia, todavia, um sem-número de traduções, de gestos tradutórios com repercussões no diálogo entre poetas, tradições poéticas, culturas.

É a partir dessa dimensão criadora da tradução, em sua relação com a poesia, que se pretende organizar o número 9 da revista eLyra (http://www.elyra.org/index.php/elyra), editado por Joana Matos Frias, Pablo Simpson e Sofia de Sousa Silva. Trata-se de percorrer esse espaço de criação, lugar positivo da tradução poética na modernidade e na contemporaneidade. Serão privilegiadas propostas que incidam sobre conceitos operatórios ou aspectos históricos/teórico-críticos, a par de propostas que trabalhem sobre obras poéticas em particular, pelo que serão aceitos artigos teóricos sobre poesia e tradução, artigos que discutam o diálogo que instaura o gesto tradutório para poetas, sistemas literários, mas também artigos sobre poetas que foram tradutores e críticos de tradução.
 

Os interessados em colaborar poderão enviar artigos até ao dia 30 de março de 2017 para o endereço de email: revistaelyra@gmail.com.

Para mais informações e para a consulta das Normas Editoriais: www.elyra.org/index.php/elyra/information/authors.
 

Joana Matos Frias
Universidade do Porto (UP)

Pablo Simpson
Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)

Sofia de Sousa Silva
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas