Terça-feira, 19 de Março de 2024
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Chamada da revista Letras de Hoje para o dossiê "Ethos discursivo: alcance, desafios e potencialidades"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos do Discurso, Língua, Linguística

A revista Letras de Hoje, uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, para a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa; está com chamada aberta para o dossiê "Ethos discursivo: alcance, desafios e potencialidades", organizado por Maria da Glória di Fanti (PUCRS) e Liz Feré (CEMTI - Université Paris VIII).

O ethos discursivo é entendido, conforme Maingueneau (2005, 2006, 2008, 2014), como a imagem do enunciador construída no discurso em suas múltiplas relações com o outro (sujeitos e discursos). No imbricamento entre o verbal e o não verbal, em uma conjuntura sócio-histórica, o ethos emerge na articulação entre variados elementos (linguísticos, éticos, estéticos, psíquicos, físicos etc.), os quais necessitam da incorporação do interlocutor para apreendê-lo em um contexto complexo de representações sociais e culturais. Nessa direção, para Amossy (2010), o ethos configura-se como uma imagem de si no discurso, que revela, em um conjunto difuso de vozes, facetas identitárias, tanto em nível pessoal quanto de grupo, acarretando a apreensão de afinidades com uns e de distinções de outros. O presente dossiê, ao focalizar o ethos discursivo, abre espaço para o debate sobre o alcance, desafios e potencialidades dessa noção para o desenvolvimento de pesquisas que enfocam a produção, circulação e recepção de diferentes discursos na sociedade. Estimula-se, desse modo, a submissão de artigos que contemplem, dentre outros pontos, as seguintes discussões: ethos e questões teóricas (ethos discursivo e ethos pré-discursivo, ethos visado e ethos produzido, ethos e discurso relatado etc.), ethos e mídia, ethos e intolerância, ethos e política, ethos e trabalho, ethos e cultura e ethos e humor.

Prazo para submissão dos originais: 15 de maio de 2018
(Antes de submeter seu texto, leia atentamente as seções Foco e Escopo da Revista e Diretrizes para autores



Discursive Ethos: scope, challenges and potentials
 
Maria da Glória di Fanti (PUCRS)
Liz Feré (CEMTI - Université Paris VIII)
 
According to Maingueneau (2005, 2006, 2008, 2014), the discursive ethos is considered as the image of the enunciator built in the narrative through its multiple relations with others (subjects and discourses). In a given a socio-historical context, the ethos emerges from the interrelationship between verbal and non-verbal and within the articulation between various elements (linguistic, ethical, aesthetic, psychic, physical, etc.), which requires the "integration" of the interlocutor in order to understand a complex context of social and cultural representations. Furthermore, according to Amossy (2010), the ethos plays the role of a "self-image" in the speech, disclosuring in a diffuse set of voices, facets of identity (both on a personal and group level), leading to the apprehension of affinities with some and distinction of others. The present file, focus on the discursive ethos, opening space for the debate on the scope, challenges and potential of this notion for the development of research on production, circulation and reception of different discourses in society. Thus, the following discussions are encouraged: ethos and theoretical issues (discursive ethos and pre-discursive ethos, target ethos and ethos produced, ethos and reported discourse, etc.), ethos and media, ethos and intolerance, ethos and politics, ethos and work, ethos and culture, and ethos and humor. 
 



Ethos discursif : portée, défis et potentialités
 
Maria da Glória di Fanti (PUCRS)
Liz Feré (CEMTI - Université Paris VIII)
 
L'ethos discursif est compris, selon Maingueneau (2005, 2006, 2008, 2014), comme étant l'image de l'énonciateur construite dans le discours dans ses multiples relations avec l'autre (sujets et discours). Dans l'imbrication entre le verbal et le non-verbal, dans une conjoncture socio-historique, l'ethos émerge dans l'articulation entre divers éléments (linguistiques, éthiques, esthétiques, psychiques, physiques, etc.), lesquels requièrent l'incorporation de l'interlocuteur pour qu'il soit appréhendé dans un contexte complexe de représentations sociales et culturelles. En ce sens, pour Amossy (2010), l'ethos se configure comme une image de soi dans le discours, qui révèle, dans un ensemble diffus de voix, des facettes identitaires, tant sur le plan personnels que sur le plan du groupe, entraînant l'appréhension d'affinités avec les uns et de distinctions par rapport à d'autres. Le présent dossier, en se centrant sur l'ethos discursif, ouvre un espace pour le débat sur l'ampleur, les défis et les potentialités de cette notion en ce qui concerne le développement de recherches abordant la production, ma circulation et la réception de différents discours dans la société. De cette manière, l'on incité à la soumission d'articles qui abordent, entre autres points, les thèmes suivants : ethos et questions théoriques (ethos discursif et ethos prédiscursif, ethos visé et ethos produit, ethos et discours rapporté, etc.), ethos et médias, ethos et intolérance, ethos et politique, ethos et travail, ethos et culture, ethos et humour. 
 



Ethos discursivo: alcance, desafíos y potenciales
 
María de Glória di Fanti (PUCRS)
Liz Feré (CEMTI - Université Paris VIII)
 
El ethos discursivo es entendido, según Maingueneau (2005, 2006, 2008, 2014), como la imagen del enunciador construida en el discurso en sus múltiples relaciones con el otro (sujetos y discursos). En el imbricamiento entre lo verbal y lo no verbal, en una coyuntura socio-histórica, el ethos emerge en la articulación entre variados elementos (lingüísticos, éticos, estéticos, psíquicos, físicos, etc.), los cuales necesitan la "incorporación" del interlocutor para aprehender en un contexto complejo de representaciones sociales y culturales. En esta dirección, para Amossy (2010), el ethos se configura como una imagen de sí en el discurso, que revela, en un conjunto difuso de voces, facetas identitarias, tanto a nivel personal como de grupo, acarreando la aprehensión de afinidades con unos y de distinciones de otros. El presente dossier, al enfocar el ethos discursivo, abre espacio para el debate sobre el alcance, desafíos y potencialidades de esa noción para el desarrollo de investigaciones que enfocan la producción, circulación y recepción de diferentes discursos en la sociedad. Se estimulan, de este modo, la sumisión de artículos que contemplan, entre otros puntos, las siguientes discusiones: ethos y cuestiones teóricas (ethos discursivo y ethos pre-discursivo, ethos visado y ethos producido, ethos y discurso relatado, etc.), ethos y discurso y los medios, ethos e intolerancia, ethos y política, ethos y trabajo, ethos y cultura y ethos y humor.

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