Domingo, 22 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para artigos da Revista Prâksis

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos

A Revista Prâksis (e-ISSN 2448-1939), da Universidade Feevale, divulga a chamada para a edição 2018/02, que tem como tema "A escritura da dor: deslocamento e exílio nas literaturas em língua portuguesa". O prazo para submissão de propostas vai até 1 de maio de 2018.

Organizadores:
Prof. Dr. Daniel Conte (Universidade Feevale)
Prof.ª Dr.ª Jane Fraga Tutikian (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Prof.ª Dr.ª Marilia Librandi-Rocha (Stanford University) 

Apresentação

A presente chamada se propõe a publicar estudos originais de pesquisadores do Brasil e do exterior, que tenham como objeto de investigação ficções de países de língua portuguesa escritas a partir dos anos 60 do século passado. Entre os nomes da literatura contemporânea escrita em português, são vários os autores que se destacam como ficcionistas e cujas obras seduzem os leitores, envolvendo-os no cerzido narrativo e tornando-os partícipes de um processo de recriação da história e de recuperação de uma memória coletiva, na qual se re(a)presentam traços de identidade das nações que os textos elegem como cenário. É pela literatura que esses autores transformam os leitores em cúmplices de um exercício estético que infringe e subverte tradicionais discursos da história, bem como as formas de conceber a ficção. Nas obras desses ficcionistas, a história se torna o próprio tema dos romances e não apenas um mero pano de fundo; sendo reinterpretada e transfigurada artisticamente, ela dá forma à realidade de grupos sociais, materializando e condensando anseios coletivos a desejos individuais manifestados pela ação de personagens e por meio da ficção. Nessa ordem, a dor e o deslocamento contemporâneos, oriundos dos movimentos migracionais, dos exílios e da condição pós-colonial são imagens recorrentes da ficção em língua portuguesa. A chamada, dessa forma, propõe-se a reunir artigos em português, inglês, espanhol, italiano e francês, que abordem autores, obras e projetos artístico-literários, em gêneros literários diversos, que coloquem em perspectiva as articulações do imaginário da língua portuguesa que se apresentam pulverizados pelo mundo.

Prazo máximo de entrega: 01/05/2018
Edição: 2018/02 (jul./dez. 2018)
Previsão de publicação: 01 de julho de 2018
Público: Pesquisadores doutores. São permitidos trabalhos de doutorandos e mestrandos, desde que em coautoria com pesquisadores doutores.    

Mais informações no site da revista: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas