Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Cadernos de Literatura Comparada seleciona artigos sobre Interdisciplinaridade (NOVO PRAZO)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Literatura, Arte, Chamada para artigos, Cultura, Estudos Culturais, Artes visuais, Estudos Comparatistas

A revista Cadernos de Literatura Comparada, uma publicação do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, seleciona artigos para seu próximo Dossier Temático, de número 37,  que terá como tema Interdisciplinaridade. Os resumos podem ser enviados até 30 de junho de 2017.

Os textos propostos poderão ser redigidos em língua portuguesa e inglesa, e devem ser acompanhados por um resumo em ambas as línguas. O dossier temático é específico na área da literatura comparada, nomeadamente, nas suas relações com as diferentes literaturas, com a filosofia, com as artes visuais e performativas, com os estudos de género, entre outras, procurando, assim, promover uma abertura hermenêutica nos estudos comparatísticos.

Eixo Temático

"We are not students of some subject matter, but students of problems. And problems may cut right across the borders of any subject matter or discipline" (Karl Popper, Conjectures and refutations: the growth of scientific knowledge, 1963)."

T. Klein e W. H. Newell, em 1997, e a Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos, em 2004, definem interdisciplinaridade como um processo integrador no qual informação, dados, técnicas, instrumentos, perspetivas, conceitos e/ou teorias de duas ou mais disciplinas se combinam com o fim de contribuir para um entendimento mais profundo ou para a resolução de problemas cujas soluções ultrapassam o âmbito de uma disciplina isolada. Toda a investigação interdisciplinar resulta, nesta perspetiva, da integração e síntese de ideias e métodos, distinguindo-se assim da multidisciplinaridade. Acrescente-se que a integração, segundo Klein, é sempre negociada, situacional e contingente.

A abordagem interdisciplinar maleabiliza fronteiras disciplinares, perturba e rompe os quadros de referência das disciplinas, estimula a troca de ideias entre os diversos domínios científicos e desenvolve comunidades híbridas de conhecimento onde resolução não é sinónimo de falso consenso; pelo contrário, as diferentes "lentes” com que cada disciplina vê o mundo são claramente definidas, possibilitando-se, assim, a negociação de conflitos e a construção de território comum.

O número 37 dos Cadernos de Literatura Comparada, editado por Maria Clara Paulino, Maria Hermínia Laurel e Teresa Oliveira, acolhe artigos que incidam sobre aspetos históricos e/ou teórico-críticos da interdisciplinaridade ou que reflitam sobre vertentes da prática interdisciplinar.

Mais informações na página da Cadernos de Literatura Comparada e através do e-mail cadernos.peerreview@gmail.com.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas