Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Buriti do Brasil e da Grécia ― Luiz Roncari

Início: Países: Brasil

Lançamentos, Livros, Revistas

A Livraria da Vila, A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, o Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP e a Editora 34 convidam para o lançamento do livro

Buriti do Brasil e da Grécia
Patriarcalismo e dionisismo no sertão de Guimarães Rosa
de Luiz Roncari

e da Revista Teresa 12/13

No evento haverá um bate-papo com José Miguel Wisnik, Jõao Adolfo Hamsen e Luiz Roncari, seguido de sessão de autógrafos e exposição dos desenhos de Eduardo Haesbaert que integram o livro Buriti do Brasil e da Grécia.

Terça Feira, 12 de Agosto de 2014, das 19 às 21h30

Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915
Vila Madalena São Paulo SP
Tel. (11) 3814 5811
www.livrariadavila.com.br

Revista Teresa nº 12/13
Revista de Literatura Brasileira
Ruptura e permanência: história, estética e poéticas do Romantismo

Pós-Graduação de Literatura Brasileira FFLCH-USP

O novo número da revista Teresa, editada pelo Departamento de Literatura Brasileira da USP, é dedicado ao Romantismo, entendido como movimento cultural de longa duração, composto por correntes heterogéneas, e que concentrou em poucos anos transformações conceituais, éticas e estéticas que os sucessivos movimentos artísticos no Ocidente processam desde então.
O volume abre com um alentado ensaio de José Miguel Wisnik sobre "Chopin e os domínios do piano", ao qual se seguem contribuições dos professores João Adolfo Hansen, Walnice Nogueira Galvão, João Roberto Faria, Isabel Lustosa e outros. A seguir, o dossiê "Poéticas do Romantismo" traz estudos pontuais, que abarcam um leque bastante amplo de temas: do teatro de Gonçalves Dias e Beaumarchais a um poema de William Blake, de um conto de Casimiro de Abreu à prosa de E. T. A. Hoffmann, do Guarani, de José de Alencar, à figura exasperada e singularíssima de Gérard de Nerval.

Organizado por Cilaine Alves Cunha e Vagner Camilo, e ilustrado pelo artista plástico Sérgio Sister, o conjunto de ensaios reunidos em Teresa possibilita uma compreensão renovada da produção artístico-literária do século XIX romântico e de seu contexto histórico, tanto na América Latina, como na Europa e Estados Unidos.

Editora 34
Circuito Fora do Eixo: Mundo Minas - Caminho do Sertão; licença CC BY-SA 2.0.