Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Antropologia e Sociologia das Emoções: Lugares e Memórias

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Sociais, Chamada para artigos, Antropologia

Chamada de Artigos - Llamada de artículos - Call for Papers

Dossiê: Antropologia e Sociologia das Emoções: Lugares e Memórias

Coordenadores:
Prof. Dr. Mauro Guilherme Pinheiro Koury - PPGA/GREM/UFPB – Brasil – E-Mail: maurokoury@gmail.com
Prof. Dr. Pedro Matías Lisdero - (CONICET e UNC) /UNVM/CIES – Argentina – E-Mail: pedrolisdero@gmail.com
Profa. Dra. Maria Cristina Rocha Barretto - PPGCISH//UERN – Brasil - E-Mail: mcrbarreto@gmail.com

Este dossiê deverá compor o volume 2, número 3, da Revista Ciências da Sociedade, ISSN 2594-3987, do Programa de Pós-Graduação Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará, com publicação prevista para maio/junho de 2018.

O dossiê tem como proposta refletir sobre as emoções nas diversas esferas da vida social em contextos urbanos a partir da tríplice relação entre emoções, lugares e memória. O dossiê contempla estudos que tenham a Antropologia e Sociologia das Emoções como tema principal e que tragam por objeto a compreensão das diversas sensibilidades cotidianas, culturas emotivas e moralidades. Visa pensar as diversas formas de interação e de construção de laços de afetividade e suas tensões no meio urbano: formas de convivência nas relações interpessoais e de vizinhança; tensões e conflitos na configuração dos sentimentos de pertença; a construção de trajetórias e histórias naturais de lugares, o processo de construção da memória individual e coletiva de um lugar e suas relações com o espaço mais amplo em que se situa, entre outros. Interessa ao dossiê, portanto, contribuições que discutam o pertencimento e os processos constituintes de culturas emotivas e de códigos morais que movem as relações sociais e impulsionam e engendram as redes de sociabilidades entre indivíduos e grupos em processos de interação.

As contribuições devem ser endereçadas aos e-mails dos três coordenadores do dossiê acima apresentados até o dia 28 de fevereiro de 2018.

As propostas devem estar conformes as Diretrizes para os Autores constantes da página da Revista Ciências da Sociedade.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas