Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Notícias

XVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Início: Fim: Países: Portugal

UC 725 Anos: Tempo de encontro(s)
 
Em 2015 celebram-se os 725 da Universidade de Coimbra. Sete séculos e um quarto. Sete e um quarto será, então, tempo de encontro(s).
 
Pretendemos promover o encontro, com a história da própria Universidade, num presente que se ocupa do passado para projetar o futuro. O encontro do passado com o futuro tem, assim espaço marcado ao longo de 2015, em especial durante a XVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que acontecerá entre 1 de março e 1 de maio.
 
Um encontro pode ser um jogo, uma partida, mas também o maciço em se apoiam os arcos de uma ponte. Encontrar é achar. Encontrar é ser da mesma opinião mas também pode ser confrontar. Uma palavra cujo sentido as preposições mudam radicalmente: “ir ao encontro de” é exatamente o contrário de “ir de encontro a”.
 
Será o encontro o mote para comemorar com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa os 40 anos de independência, valorizando o património comum e destacando as singularidades distintivas.
 
Além do tempo olhamos também para o espaço, realidades indissociáveis. E porque o tempo, na escala intergaláctica, se mede em anos-luz, juntamo-nos à UNESCO que consagra 2015 como Ano Internacional da Luz.
 
O “admirável tesouro da ciência”, glosado por D. Dinis no documento fundador da Universidade portuguesa, será seguramente fonte de feliz inspiração para as propostas que nos queiram fazer chegar até 21 de setembro, através do formulário disponível em https://surveys.uc.pt/index.php/994379/lang-pt
 
Serão valorizadas as propostas que promovam parcerias entre entidades ligadas à UC e entidades externas.
 
UC
Leandro Rolim: Concerto Biblioteca Joanina da UC; licença CC BY-NC-SA 2.0.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas