Sábado, 30 de Março de 2024
Notícias

Universidades de língua portuguesa e espanhola discutem futuro no Rio de Janeiro

Início: Fim: Países: Brasil, Portugal

Eventos

Mais de uma dezena de universidades e politécnicos portugueses vai estar representada no Universia, um encontro internacional de reitores, entre 28 e 29 de julho, no Rio de Janeiro, para discutir o papel social e o futuro das universidades.

"Mais de 1.200 instituições académicas encontrar-se-ão na próxima semana, no Rio de Janeiro, para debater sobre o presente e o futuro da Universidade e a sua capacidade para responder às necessidades da sociedade", explica o comunicado de imprensa do encontro que vai contar com uma comitiva de 20 representantes de Portugal, maioritariamente reitores e presidentes de institutos superiores politécnicos.

A rede Universia, que reúne as universidades de língua portuguesa e espanhola, organiza o encontro deste ano sob o tema "A Universidade do século XXI: uma reflexão da Ibero-América".

"Ao longo dos dois dias, reitores de universidades ibero-americanas e de outros continentes e regiões contribuirão para situar o horizonte e projeção da Universidade ibero-americana no contexto mundial", refere o comunicado.

O III Encontro Universia vai contar com inovações tecnológicas, a pensar no "papel chave da tecnologia como facilitador da aprendizagem e do ensino".

"Desenvolveu-se uma aplicação digital, que facilitará a criação de uma grande rede académica a nível internacional de comunicação e colaboração. Toda a preparação dos temas, bem como as sessões do Encontro, serão realizadas através da Internet e das redes sociais. Para além disso, os reitores presentes poderão aceder aos diferentes debates mediante "tablets", que se poderão utilizar para facilitar as atividades e o contacto entre os participantes", explica o documento enviado à imprensa.

Portugal vai estar representado com a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico do Porto, Iscte – I.U.L., Universidade de Coimbra, Universidade Lusíada, Universidade Da Beira Interior (UBI) Universidade Da Madeira, Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Universidade Do Porto e Universidade Nova de Lisboa.

A rede Universia agrupa 1.290 universidades de 23 países, e representa cerca de 17 milhões de pessoas, entre professores, alunos e funcionários das universidades.

O primeiro encontro internacional dos membros da rede Universia, criada em 2000, aconteceu em 2005, em Sevilha, com a participação de 500 reitores, e cinco anos depois, em Guadalajara, no México, organizou-se o segundo encontro, que já contou a participação de 900 reitores e presidentes de instituições de ensino superior.

Mais informações: http://www.universiario2014.com/
AULP | Universia