Terça-feira, 19 de Março de 2024
Notícias

Revista de Cultura Audivisual, da USP, inaugura canal de entrevistas no YouTube

Início: Fim: Países: Brasil

Artes visuais, Cinema, Cultura

A Revista Significação, Revista de Cultura Audiovisual, da USP, (ISSN- 2316-7114, Qualis B1) acaba de inaugurar um canal de entrevistas no Youtube. O objetivo da iniciativa é destacar os artigos publicados na Significação, por meio, justamente, da linguagem audiovisual, e incentivar a sua leitura.  O trabalho, coordenado pelo seu conselho editorial, é executado pelas jornalistas e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, Mariana Queen e Raissa Araújo.

Em sua primeira temporada de exibições, o canal mostrará as entrevistas realizadas com os seguintes pesquisadores que já publicaram textos na revista: Maria Dora Mourão e Ismail Xavier, ambos vinculados à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Patrícia Machado, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Fabián Nuñez, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Arthur Autran e Samuel Paiva, ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Cada entrevista será dividida em duas ou mais partes e novos vídeos serão publicados a cada duas semanas.

O primeiro vídeo do canal  traz a parte I da entrevista com Maria Dora Mourão. A autora do artigo "A montagem cinematográfica como ato criativo", publicado na Significação em 2006, discorre sobre a história e o caráter da publicação.

Com esta iniciativa, a revista Significação, que tem mais de 40 anos de existência e que chegará, em breve, à edição de seu número 50, oferece à comunidade científica mais um espaço de reflexão sobre a teoria e história em tempos de constantes transformações dos meios e, em decorrência disso, um enfrentamento direto dos debates suscitados pela produção audiovisual como marco da cultura de nosso tempo. Mais do que marcar sua trajetória pregressa e reafirmar nossa tradição, dados que são importantes e que devem ser sempre lembrados, interessa apontar o futuro e afirmar potencialidades, como, esperamos, representa a criação de um canal no YouTube para veiculação de entrevistas.

Mais informações na página da Revista Significação.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas