Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Notícias

Plataforma9 faz dois anos e se consolida como referência no mundo da lusofonia

Início: Fim: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor

Divulgação

A Plataforma9 - Portal Cultural do Mundo de Língua Portuguesa acaba de completar dois anos! Nesses dois anos de vida foram publicadas 3981 notícias cuidadosamente selecionadas por um incansável trabalho de curadoria. O site é atualizado diariamente com novidades do mundo da lusofonia, com foco nos domínios da Língua e as Culturas em Português, divididos em seis secções: notícias; financiamento, bolsas e emprego; formação; congressos; investigação e projetos; e publicações.

A Plataforma9 fez sua estreia digital em 2014, apresentada oficialmente no Mindelo (Cabo Verde), durante o XI Congresso trienal da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL). O portal é o resultado de uma parceria da Fundação Calouste Gulbenkian, através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, e da própria AIL. 

O nome do projeto rende homenagem aos nove países das Lusofonias: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Galiza e Timor. Diariamente, a equipe do Plataforma9 revisa webs e fontes de informação online de organismos, universidades, instituições e programas nacionais e internacionais, em busca das notícias mais relevantes. Atualmente o site tem uma média de publicação de oito notícias diárias.

As atualizações podem ser consultadas através do próprio portal ou por meio do boletim de notícias, que chega aos correios eletrónicos de 1696 assinantes semanalmente. Com o crescimento da importância das Redes Sociais como fontes de informação a Plataforma9 também aumentou sua presença no Facebook, Twitter e G+, que são atualizados diariamente com as notícias mais relevantes.

O resultado desse trabalho é um crescimento exponencial no número de visitantes: em janeiro deste ano a Plataforma9 tinha uma média de 5361 visitas - 3398 usuários que visualizaram 13542 páginas, de acordo com o Google Analytics. No último mês de agosto a página recebeu 24,928 visitas derivadas de 17,843 pessoas que visualizaram 58,221 notícias!

Para seguir selecionando conteúdo relevante e sempre atualizado, convidamos professores, académicos e todas as pessoas interessadas a participarem ativamente na construção da informação cultural e investigadora. Informações relativas a eventos académicos e culturais, ligações a webs de referência e avisos referidos a financiamento, bolsas, concursos, congressos, projetos, investigações ou chamadas de publicações científicas são muito bem-vindos!

As notícias podem ser enviadas através do formulário habilitado na página (http://plataforma9.com/envio-de-informacao/), encaminhadas para a Plataforma9 diretamente por meio correio eletrónico info@plataforma9.com ou enviadas através do Facebook.

Plataforma9 em números

  • 2 anos de existência;
  • Cerca de 8 publicações diárias;
  • 9 países das Lusofonias: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Galiza e Timor;
  • 3981 notícias publicadas;
  • 2500 fãs no Facebook;
  • 1696 inscritos no boletim de notícias;
  • Mais de 58 mil páginas vistas no último mês.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas