Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

Plataforma9 completa 3 anos de atividade

Início: Fim: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor

Divulgação

Com ocasião do XII Congresso da AIL, realizado em Macau em julho de 2017, os resultados e novidades da Plataforma foram apresentados no âmbito da Conferência Plenária «Divulgar a Língua Portuguesa e as suas Culturas», moderada por Roberto Vecchi (Presidente da AIL), e com a participação de Rui Vieira Nery (Fundação Calouste Gulbenkian) e Elias J. Feijó Torres (Universidade de Santiago de Compostela- 2º Vice-Presidente da AIL).

Nesses 3 anos de vida foram publicadas 5892 notícias cuidadosamente selecionadas. O portal é atualizado diariamente com novidades nos domínios da Língua e as Culturas em Português. São acessadas mais de 1000 fontes diversas de informação e atendemos um fluxo diário de entre 1500 e 3000 notícias, filtradas manualmente. As notícias selecionadas (uma média de 600 mensais), são enviadas para um repositório online. Seguindo um critério de importância relativa e diversidade geográfica e de secção correspondente na Plataforma 9, publicamos, a partir desse repositório, 160 notícias a cada mês.

Para que os/as leitores/as da Plataforma 9 possam estar frequentemente informados/as dos novos conteúdos, bem como para poderem recuperar as informações já publicadas, o sistema de pesquisa recebe constantes atualizações. Além disso, página da Agenda é aliada perfeita para não perder nenhum prazo e organizar os próximos compromissos culturais e académicos.

A grande novidade apresentada no congresso foi a página Plataforma 9 +, um novo recurso do portal que funciona como um agregador de notícias com atualizações frequentes, em que os nossos leitores e as nossas leitoras poderão seguir as últimas notícias selecionadas e integradas nesse repositório.

A nova página permite a procura textual nos resumos e títulos, bem como a filtragem por países: Portugal, Brasil, Estados Unidos, etc.

Para seguir selecionando conteúdo relevante, convidamos professores, académicos e todas as pessoas interessadas a participarem ativamente na construção da informação cultural e investigadora. Informações relativas a eventos académicos e culturais, ligações a webs de referência e avisos referidos a financiamento, bolsas, concursos, congressos, projetos, investigações ou chamadas de publicações científicas (no âmbito das ciências humanas e sociais do mundo da cultura e da investigação em e de língua portuguesa) são muito bem-vindos!


Envie as suas notícias pelo formulário da Plataforma9.

Subscreva o boletim semanal da Plataforma9.

Contacte-nos pelo endereço info@plataforma9.com.

Siga-nos no Facebook e no Twitter!


Plataforma9, uma parceria da Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Internacional de Lusitanistas.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas