Terça-feira, 19 de Março de 2024
Notícias

Noite Plataforma9 celebra os cinco anos do lançamento do projeto

Início: Fim: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor

Eventos

Noite Plataforma9

6 de setembro | 18h30 | Fundação Calouste Gulbenkian

Assista à transmissão online por Live Stream da Noite Plataforma 9:

https://livestream.com/fcglive/20180906PLATAFORMA9.


A Noite Plataforma9 celebra os cinco anos do lançamento de um projeto pioneiro nascido da junção de esforços entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Internacional de Lusitanistas, a rede digital Plataforma9, portal cultural de intercâmbio informativo entre as culturas de Língua Portuguesa. O evento propõe um programa tripartido, que inclui uma viagem musical, a apresentação de um vídeo sobre a Plataforma9 e uma viagem gastronómica pelo mundo lusófono.

No mundo globalizado da atualidade, em que se acentua a necessidade de uma partilha mais eficaz do conhecimento e de construção de pontes numa família linguística pluricontinental e multicultural como é a Língua Portuguesa, considerou-se ser prioritária a criação de um instrumento independente, que possibilitasse a articulação em rede entre instituições e programas nacionais e internacionais dedicados à Língua Portuguesa e à diversidade das culturas em português. Este objetivo estratégico, contemplado nos programas de ação da Associação Internacional de Lusitanistas e do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, consubstanciou-se na criação, em 2013, da rede digital Plataforma9, que foi apresentada publicamente no Mindelo, Cabo Verde, em julho de 2014. O portal é hoje utilizado em cinco continentes e o número de utilizadores tem aumentado exponencialmente, ultrapassando os três milhões de visualizações.

A Plataforma9 divulga diariamente factos e eventos relevantes sobre formação e investigação, bolsas e emprego, congressos e publicações, notícias e tudo o que acontece no mundo lusófono relacionado com estudos avançados e projetos culturais. Com uma denominação que remete para os nove países e regiões que utilizam a Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), a rede digital tem uma projeção global e contribui para o diálogo e o reforço dos laços entre as comunidades lusófonas disseminadas pelo mundo.

Queremos agradecer aos nossos seguidores pelo apoio recebido e por terem transformado o projeto em uma rede global de intercâmbio entre as culturas de Língua Portuguesa. Para se registar para este evento contacte a Plataforma9 através do e-mail noitep9@plataforma9.com. Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas