Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

Maputo: Filme Os Maias abre Semana de Cinema Luso-Brasileiro

Início: Fim:

Cinema

O filme Os Maias, do realizador português João Botelho, marca o arranque da Semana de Cinema Luso-Brasileiro, evento que se realiza na capital moçambicana de 30 de setembro a 3 de outubro de 2014, numa coprodução entre o Centro Cultural Brasil-Moçambique e o Centro Cultural Português em Maputo / Camões IP.
 
No ano em que foi relançado o protocolo luso-brasileiro de coprodução cinematográfica, as embaixadas do Brasil e de Portugal em Maputo promovem a exibição pública de um conjunto de filmes que refletem pontos de contacto e aproximações entre as cinematografias de ambos os países, bem como a ligação dos dois países a Moçambique.
 
Os sete filmes selecionados para a Semana de Cinema Luso-Brasileiro serão exibidos em salas do Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC), na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e na Escola Portuguesa de Moçambique (EPM-CELP). Todas as sessões de exibição terão entrada gratuita ao público.
 
A Semana de Cinema Luso-Brasileiro inicia-se a 30 de setembro às 18 horas, no Cine Scala, com a projeção do filme Os Maias – Cenas da Vida Romântica (2014), de João Botelho, baseado no romance homónimo de Eça de Queirós, e que estreou recentemente em Portugal.
 
Outro destaque é o filme Capitães da Areia (2009), baseado no romance homónimo do escritor brasileiro Jorge Amado, que pode ser visto no dia 1 de outubro às 14h30, na Universidade Eduardo Mondlane, Anfiteatro 1502.
 
A iniciativa prossegue com a exibição do filme Tabu (2012), de Miguel Gomes, no dia 1 de outubro, às 18h30, no INAC. No dia 2 de outubro será exibido, às 10 horas, na Escola Portuguesa de Moçambique, o filme O Primo Basílio (2007), de Daniel Filho, baseado no clássico de Eça de Queirós. Ainda no mesmo dia 2, será projetado no INAC, às 18 horas, o filme O Contador de Histórias (2009), que junta atores brasileiros e portugueses.
 
O último dia terá uma sessão às 14h30, na UEM, do filme Um tiro no escuro (2005), de Leonel Vieira, outra produção que conta com atores brasileiros e portugueses.
 
Para encerrar a Semana de Cinema Luso-Brasileiro, e em homenagem aos filmes baseados em obras de escritores de Língua Portuguesa, será exibido O Último Voo do Flamingo (2010), de João Ribeiro, uma adaptação cinematográfica da obra homónima do escritor moçambicano Mia Couto.
 
Camões, IP
Carlos Reis: Estação de Maputo; CC BY-NC-SA 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas